Falando de... Segunda Guerra Mundial

Olá, queridos! Hoje vou inaugurar uma coluna aqui no blog, "Falando de..." que será destinada a reunir livros que tenham um assunto em comum. Para estrear o tópico, um tema que assombrou o mundo e rendeu livros belíssimos e emocionantes: a Segunda Guerra Mundial.

O Diário de Anne Frank

Clássico! A partir de 12 de junho de 1942 até 1° de agosto de 1944, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen.

A Lista de Schindler
Outro livro super conhecido a repeito do tema. A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas. Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. 

O Menino do Pijama Listrado
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.

A Chave de Sarah
Julia Jarmond é uma jornalista Americana que vive em Paris há 25 anos e é casada com o arrogante e infiel Bertrand Tézac, com quem ela tem uma filha de onze anos. Julia escreve para uma revista americana, e seu editor pede que ela cubra o sexagésimo aniversário da grande concentração no Vélodrome d’Hiver – um estádio no qual dezenas de milhares de judeus ficaram presos antes de serem enviados para Auschwitz. Ao se aprofundar em sua investigação, Julia constata que o apartamento para o qual ela e o marido planejam se mudar pertenceu aos Starzynski, uma família judia imigrante que fora desapossada pelo governo francês da ocupação, e em seguida comprado pelos avós de Bertrand. Ela resolve descobrir o destino dos ocupantes anteriores. É revelada então a história de Sarah, a única dos Starzynski a sobreviver.

Olga
A obra fala sobre a vida de Olga Benário alemã, judia e comunista, que se envolveu com Luís Carlos Prestes. Ela veio ao Brasil para lutar com ele pelos ideais comunistas. Acabou sendo presa e deportada grávida para a Alemanha pelo governo brasileiro, tendo como presidente Getúlio Vargas. Morreu numa câmera de gás de um campo de concentração.

A quantidade de livros sobre o assunto é enorme! Desde relatos autobiográficos até romances inspirados nesse momento histórico tão assustador. Cada livro que leio tem o poder de me afetar como se fosse a primeira vez que ouvisse a respeito do holocausto, dos campos de concentração e de me emocionar com as histórias dos sobreviventes e daqueles que se arriscaram para protegê-los.

Fiquem à vontade para sugerir temas para as próximas postagens! ;)



11 comentários:

  1. Carla, sua sumida!
    Adorei a nova coluna :) E que assunto SUPER para inaugurar, não é mesmo!
    Eu assisti "A lista de Schindler" e "O menino do pijama listrado" (este eu amei e ainda quero poder lê-lo!!!)

    Adorei :)

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cara eu não sabia que o Diário de Anne Frank falava sobre a segunda guerra mundial. Eu nem sabia do que ele falava e mesmo assim nunca pensei que fosse falar sobre esse assunto. O livro é bem comentado e deve ser bem interessante. Vou procurar ler ele quando eu tiver uma oportunidade. :D

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa Carla, agora você me enlouqueceu de vez!rs..
    Depois de romances, livros assim são meus preferidos.
    Adoro essas histórias. Sou louca por O menina de pijama listrado, mas ainda não comprei.
    Esses todos me interessaram e pode ter certeza que anotei, por que um dia eu compro!

    Ah ótimo post, ótimas dicas.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lista de Shindler só vi o filme mesmo, para um trabalho de história na época de colégio.
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a coluna, super original hehe
    quero muito ler a chave de Sarah e o menino do pijama listrado

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O menino do pijama listrado é tão triste, mas tão triste que deu vontade de chorar agora. kkkkkkk

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Desses eu li apenas o diário de Anne Frank, e recomendo muito, cada página é regada de tantos sentimentos, sejam dores, e tensão, é muito bom, e ao mesmo tempo impactante. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a coluna. *-*
    Só assisti o menino do pijama, agora preciso ler, muito linda a história... e triste :/
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este é um assunto que apesar de sombrio, é muito interessante. Adorei as dicas de livro e a maioria salvei no meu Skoob.
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  10. Eu só li O Diário de Anne Frank, mais tenho também o Diario de Mary Berg, ja leu?? segue o mesmo ritimo de Anne Frank é muito bom, atualmente só tem um livro no qual estou interessada sobre a Segunda guerra Mundial, é uma biografia que foi considerada a melhor dessa personalidade, Hittler, o livro é muito bom, vi ele em alguns vídeos, ele tem muitas fotos, e conta toda a história desse monstro.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    É um assunto sombrio e bem comentado ainda hoje.
    Desses acima, apenas li "O Menino do Pijama Listrado" e "Olga". Gostei de ambos, apesar de serem livros bem tristes.
    Gostei da nova coluna. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo