Falando de... Loucura

No Falando de... de hoje, os livros têm como tema comum a loucura. Ao longo da História foram muitos os autores que dedicaram páginas e mais páginas ao assunto, tanto no campo dos conhecimentos psis (Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise), como naqueles pertencentes à área social. Motivo de medo, dúvidas, curiosidade e até de fascínio, a loucura não ficou restrita aos livros técnicos e científicos e tornou-se pano de fundo e mesmo tema principal de muitas obras de ficção.





O Alienista - Simão Bacamarte, dedicado estudioso da mente humana, decide construir a "Casa Verde" - um hospício para tratar os doentes mentais na pequena cidade de Itaguaí. A decisão de quem deveria ser internado era inteiramente sua, assim como a definição de loucura, que muda diversas vezes ao longo do texto. Sou muito fã do Machado e já li esse livro várias vezes. Tem resenha dele aqui.


O Cemitério dos Vivos - O livro reúne duas obras de Lima Barreto, Diário do Hospício e a novela inacabada O cemitério dos vivos. O primeiro é um documento  da internação do escritor, que fazia anotações quase todos os dias durante o período em que ficou no Hospício Nacional dos Alienados, no Rio de Janeiro. Nele, descreve as condições do Hospício, a relação com os médicos, com os demais internos e seus sentimentos em relação ao momento que vivia. O segundo é uma abordagem ficcional da experiência da loucura narrada no primeiro. 





Paciente 67 - No verão de 1954, os xerifes Teddy Daniels e Chuck Aule chegam a Shutter Island para investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Aschecliffe. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando escapou de um quarto vigiado e trancado à chave. O desaparecimento levanta uma série de suspeitas. Surgem rumores de que uma abordagem violenta da psiquiatria seria lá praticada. Em 2010 o livro ganhou adaptação para o cinema, A Ilha do Medo, tendo Leonardo Di Caprio como protagonista.


Dom Quixote de La Mancha - Traz a história de um ingênuo senhor rural cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria. Na sua obsessão, acreditava literalmente nas aventuras escritas e decide tornar-se um cavaleiro andante. Suas viagens sucedem-se sob a alucinação de que estava vivendo na era da cavalaria; pessoas que encontrava nas estradas pareciam-lhe como cavaleiros em armas, damas em apuros, gigantes e monstros; até moinhos de vento na sua imaginação eram seres vivos. Combatendo as injustiças, o personagem enfrenta situações penosas e ridículas, mantendo, porém, uma figura nobre e patética.


Já leram algum desses? Conhecem outros que tratem do mesmo assunto?







11 comentários:

  1. Tem um livro muito bom a loucura que se chama "A Lua Vem da Ásia", eu morri de rir ao ler. Ao mesmo tempo a gente morre de pena do louco... Depois a gente pensa que ele é mais feliz que nós... Um livro bem interessante!

    ResponderExcluir
  2. Desses que você selecionou só li
    Dom quixote...
    E olha...
    tem tempo viu!

    Beijinhos, Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nunca li nenhum desse livros, mas parecem ser bons. Vi o filme A Ilha do Medo e achei meio confuso, mas com certeza retrata muito bem o tema que você abordou. Eu não sabia que ele era uma adaptação de um livro. rsrs
    Adorei o blog, já estou seguindo. Beijos! ;*
    experimentandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas. Esse assunto rende bastante e sempre é interessante. Queria ler O Alienista :)
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  5. Já li "O Alienista" e "Dom Quixote", mas os outros dois parecem ser muito bons! "O cemitério dos vivos" foi o que mais me chamou a atenção. Gosto muito de livros que tratam dos mistérios da mente de forma geral.

    Muito bem escolhido o tema!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eita, me deu um branco agora, mas um amigo me mostrou hoje um livro de um escritor latinoamericano em que o personagem era louco de alguma forma. Mas não lembro nem o título nem o autor, hahahaha!

    Adorei o post, mesmo assim! XD

    ResponderExcluir
  7. Dom Quixote, o melhor de todos os tempos! *--* O Augusto retratou um pouco da loucura no Vendedor de sonhos.


    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Conheço todos, mas não li nenhum, apesar de já ter tentado começar a ler Dom Quixote.
    Adorei sua lista, muito legal mesmo. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oiee :)
    Os conheço, mas anda não li :/
    Mais me orgulho de ter livro " Crime e Castigo" rsrsrs

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  10. Só li O Alienista e a loucura abordada nele é muito bem descrita, é um ótimo livro!
    É legal fazer listinhas do tipo, HAHA
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço esses livros mas nunca li. Tenho vontade de ler Dom Quixote õ/
    Muito legal o post :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo