Incentivo à leitura: Açougue Cultural

A iniciativa que trago pra vocês hoje é um tanto quanto inusitada, mas muito bem sucedida. Tudo começou quando, há cerca de 20 anos, um açougueiro de Brasília resolveu colocar estantes com livros em seu estabelecimento. Desde então, os frequentadores do açougue podem pegar livros emprestados sem qualquer burocracia ou prazos de devolução. 

Aos poucos o projeto foi se expandindo e são muitas as atividades realizadas. A Quinta Cultural acontece duas vezes por ano (na última quinta de junho e julho) e tem início com debates de trinta minutos com políticos e agentes culturais, seguidos por sarau poético e show musical. Bienal de Poesia, embora receba esse nome, acontece todos os anos. Em frente ao açougue, poetas compartilham com a população suas obras e suas experiências. 

Além desses eventos, o Açougue Cultural conta também com uma Biblioteca Popular, que funciona em trinta e sete paradas de ônibus, 24 horas, mantendo uma media de 15 mil livros por dia e emprestando mais de 300 mil livros por ano.  A reposição dos livros é feita diariamente. Dando continuidade a essa idéia, foi inaugurado esse ano o projeto Estação Cultural, que além do empréstimo de livros oferece também acesso livre à internet de forma totalmente gratuita em pontos de ônibus


A primeira Biblioteca Popular foi inaugurada em 21 de junho de 2007 e seu crescimento deve-se muito as doações feitas pela população. As ilustrações abaixo fazem parte de uma campanha de incentivo a essas doações:





Essa é um das iniciativas mais bacanas que vi até hoje. O projeto é bem grande e vem chamando a atenção de pessoas fora do Brasil. Vale a pena visitar o site e conhecer mais detalhes!





7 comentários:

  1. A iniciativa é fantástica. Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Sou de Brasília e adoro essa iniciativa. Poderia ser repetida em outros estados do Brasil
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sensacional essa iniciativa!
    Adorei!

    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    eu não conhecia o projeto, mas gostei da ideia.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o projeto. Bem legal. Aqui onde eu moro tem o onibus literario, acho que é esse o onibus, onde ele fica parado em algum lugar e por dentro do onibus é todo em forma de biblioteca e lá vc pode pegar livros e até mesmo doar
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  6. Nossa que show! Não conhecia, mas gostei muito de saber do projeto. Tudo que incentive á literatura eu apoio de olhos fechados!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  7. Menina, que coisa fantástica!!! Sempre achei q livro combina com tudo, mas nunca pensei em um açougue!!! Grande iniciativa!!!

    Ah, adorei o blog viu? Parabéns!

    Adriana Medeiros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo