Falando de... Natal


Olá, pessoal! Véspera de Natal e o assunto do Falando de... não poderia ser outro. O clima de festa, as famílias se reunindo, a troca de presente e as reflexões comuns nessa época do ano já inspiraram muitos autores. Alguns livros dessa lista tornaram-se clássicos da literatura, outros ganharam adaptações para o cinema e todos têm o poder de encantar e tornar ainda mais especial esse dia.


Milagre na Rua 34 - Milagre na Rua 34 é um livro inspirador, que conta a história de uma menina que foi criada para não acreditar em milagres. Mas quando aparece em sua cidade um velhinho que afirma ser o verdadeiro papai noel, seu ponto de vista se transforma completamente.

Cartas do Papai Noel - Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte: Como todas as renas se soltaram e espalharam presentes para todo lado; Como o Urso-Polar, que tem tendência a sofrer acidentes, escalou o mastro do Polo Norte e acabou caindo pelo telhado da casa do Papai Noel bem na sala de jantar; Como ele dividiu a lua em quatro pedaços e fez o Homem da Lua cair no quintal do Papai Noel; As batalhas travadas com as hordas de trasgos que viviam nas cavernas embaixo da casa... Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a última para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos.



Mistério de Natal - Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar a Belém, onde vão homenagear um recém-nascido. Uma fábula sobre a tolerância, na qual o autor de O mundo de Sofia traça um roteiro histórico do cristianismo.

Um conto de Natal -
 O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas. 


O Expresso Polar - Na véspera de Natal, um menino ouve um barulho que vem do lado de fora de casa. Quando ele olha pela janela, descobre que há um enorme trem parado logo em frente: é o Expresso Polar, que irá conduzi-lo numa viagem de sonho e fantasia rumo ao Pólo Norte, residência oficial do Papai Noel. Marcado pela simplicidade da história e pelas magníficas ilustrações de Chris Van Allsburg, "O Expresso Polar" é um clássico natalino que nunca sai de moda, e que, apesar de ter sido lançado originalmente em 1985 e ter vendido milhões de cópias em todo o mundo, ainda hoje, quase vinte anos depois, é o atual nº 1 na lista dos mais vendidos do jornal New York Times.

O Natal de Charlie Brown - Um livro encantador, com capa dura e todo em cores que usa o Natal para tratar de temas emocionantes como a amizade, o companheirismo, a solidariedade e a alegria. Desta vez, no lugar das célebres tirinhas de Peanuts, o livro oferece uma única história que começa na melhor época do ano para as crianças: o Natal! As famílias estão enfeitando suas árvores, comprando presentes e combinando onde vão passar essa noite tão especial. Mas para Charlie Brown, o espírito natalino já não é mais o mesmo, e a festa se tornou um grande evento comercial. A turma de Charlie Brown quer animar o amigo, mas não há nada que faça ele mudar de opinião. É aí que uma arvorezinha miúda e sem folhas entra em cena, para revelar o verdadeiro significado do Natal. Esta edição de luxo foi baseada no especial feito para a televisão norte-americana, um grande sucesso entre o público,agraciado com o prêmio Emmy. Uma história para ser lida por pais e filhos que, juntos, vão poder relembrar suas próprias histórias de Natal.




O presente - Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte e, quando está em casa com a esposa e os filhos, sua cabeça está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou conhece Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça que usa Louboutins com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo se arrepende de ter ajudado Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem realmente Gabe é e o que ele faz em sua vida, Lou percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ele. No momento certo.

Anjos à mesa - Shirley, Goodness e Mercy sabem que o trabalho de um anjo é interminável — especialmente na véspera do Ano-novo. Ao lado de seu novo aprendiz, o anjo Will, elas se preparam para entrar em ação na festa de fim de ano da Times Square. Quando Will identifica dois solitários no meio da multidão, ele decide que a meia-noite será o momento perfeito para dar aquele empurrãozinho divino de que eles precisam para acabar com a solidão. Então, por “acidente”, Lucie Ferrara e Aren Fairchild esbarram-se no meio da alegria da festa, mas, assim como se aproximam, acabam se perdendo: um encontro marcado que não acontece os afasta pelo resto da vida. Ou será que não? Um ano depois, Lucie é a chef de um novo e aclamado restaurante, e Aren é um colunista de sucesso em um grande jornal de Nova York. Durante todo o ano que passou, os dois não se esqueceram daquela noite. Shirley, Goodness, Mercy e Will também não se esqueceram do casal... Para uni-los novamente, os anjos vão usar uma receita antiga e certeira: amor verdadeiro mais uma segunda chance (e uma boa dose de confusão), para criar um inesquecível milagre de Natal.

Deixe a neve cair - Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. 


Feliz Natal! Uma noite linda e especial pra todos vocês!


11 comentários:

  1. Oi Carlinha, tudo bem?

    Feliz Natal pra vc tb, minha flor. Eu já terminei de ler Anjos a Mesa e Deixe a Neve cair. Agora estou lendo O Presente, comecei hoje ^^. Adorei as suas dicas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlinha!
    Adorei o post!
    Postei hoje a resenha de Deixe a Neve Cair, e estou com o O Presente aqui para ler..
    Feliz Natal para vc! =)
    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, eu amei o post!
    Quero muito ler esses últimos quatro livros, principalmente o expresso polar, porque acho o filme lindo demais!
    Aproveitando, um feliz natal para ti, tudo de melhor!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero sua visita (:

    ResponderExcluir
  4. Oi, um feliz natal para você e sua família.

    Eu estou vendo tantas listas com livros de natal e gostaria de ler todos, mas essa época do ano é tão corrida né.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Livros maravilhosos! \o/
    Um Feliz Natal para todos nós. Que seja repleto de amor, harmonia e paz. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla!

    Quero muito Deixe a Neve Cair, estou tentando comprar todos os livros do John, pra minha querida coleção *-*

    Feliz Natal pra você, pra sua família e pro seu blog! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia ^-^
    Adorei sua lista de livros com tema "natal" :D Desses, já li "Um conto de natal"; é muito bom, assim como a adaptação cinematográfica mais recente dele. Tenho muita vontade de ler o do Tolkien e o "Deixe a neve cair" ^-^
    Beijinhos, boas leituras e feliz natal!
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Que bacana, adorei a seleção de livros com tema de Natal!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Adorei as escolhas dos livros :D
    Alguns eu não conhecia
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  10. Feliz Natal!
    Muita saúde e paz. Sucesso para o blog.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi..
    Meu livro favorito de Natal é Canção de Natal...sempre releio ele.
    Mas tenho vontade de ler O presente, falam tão bem dele.


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo