Resenha: Outono - Valéria Schmitt

Sinopse: Carolina Jardim é um adolescente que está tranquila e feliz com sua vida e sua escola e não entende por que sua mãe insiste em querer comemorar seu décimo sexto aniversário com uma grande festa, enviando convites a todos os seus colegas e parentes. É claro que a notícia da festa e da popular banda contratada para tocar muda a forma como seus colegas se relacionam com ela, incluindo Bernardo, o jovem por quem ela tem uma queda. Durante a festa Carol conhece o lindo, mas enigmático Erick Thatcher, filho de um dos amigos de sua mãe. Ela também conhece uma mulher misteriosa, a venerável Ambrosina. Após todos os convidados de Carol saírem mais cedo e os somente os amigos de sua mãe permanecerem após a meia-noite, houve uma revelação: Eles eram todos bruxos e Carol também recebeu poderes que tinham sido tirados logo após o seu nascimento. Ela também descobre que tem um inimigo a combater e derrotar - Hypollitus - um feiticeiro malvado que quer ter todo o poder para governar. Carol é a única bruxa que pode derrotar esse monstro em uma batalha feroz. Através de sua luta para aceitar seu status diferente e tomar uma decisão sobre a aceitação de sua missão na vida, Carol amadurece deixando de ser uma garota socialmente desajeitada e tímida e se transformando em uma jovem mulher corajosa e forte, que ama intensamente e que encara a sua missão com coragem por causa do amor que ela descobre ter em seu coração por todos aqueles que dependem dela. Será que Carol vai conseguir derrotar Hipollytus e descobrir a verdadeira identidade de Erick no final?

Voltado para o público adolescente, Outono mescla elementos de sagas de sucesso como Harry Potter e Crepúsculo para contar a história de Carolina. Como resultado dessa mistura, temos uma protagonista insegura e nada popular que aos 16 anos descobre ser uma poderosa bruxa. E mais: devido a uma profecia feita quando nasceu, precisa derrotar Hipollytus, um feiticeiro malvado.

Erick, filho de amigos de seus pais, é escolhido para proteger e ajudar Carolina. Inumanamente lindo, forte, misterioso e protetor, passa a frequentar a escola com a menina, sem sair de perto ou perdê-la de vista. É ele também o responsável pelo seu treinamento. Há tempos Carol nutre uma paixão platônica por seu amigo de escola, Bernardo, mas a chegada de Erick põe em dúvida tal sentimento.

O livro segue mostrando o triângulo amoroso, os treinamentos e as estratégias dos outros bruxos para manter Carol longe dos olhos de Hipollytus, até chegar na batalha entre os dois.

Valéria escolheu ambientar sua história em Minas Gerais, na cidade de Pitangui. Eu sempre acho bacana quando os autores nacionais têm como cenário lugares de nosso próprio país, acho que aproxima mais o leitor da trama, além de nos fornecer dados históricos que talvez não conhecêssemos de outras formas.

Acho que o principal ponto negativo do livro foi a grande semelhança com títulos já muito conhecidos. Pouquíssimos elementos eram novidades trazidas por Outono. Também senti falta de mais detalhes. A trama acontece muito rapidamente, deixando a sensação de que alguns temas foram atropelados e que poderiam ter sido mais trabalhados, criando suspense e expectativas maiores.

7 comentários:

  1. Eu gosto também quando autores nacionais ambientam suas tramas nas cidades brasileiras. Eu não li o livro mas pelo que narrou, tem algumas semelhanças com histórias famosas. Estou um pouco cansada de personagens perfeitos ou mocinhas inseguras, mas acho que mesmo assim leria (:

    Beijos,
    Larissa ♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito esse tipo de livro e pela resenha acho que não leria esse livro mesmo se gostasse do gênero. O triângulo amoroso e, como você falou que tem, semelhanças com outras histórias me tiraram o interesse "/

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está sendo bastante falando nos blogs amigos. Não sei se leria porque pelo que vi é bem clichê com essas coisas que já vimos em outros livros.Você destacou um ponto super interessante que observo em livros nacionais que é esse apanhado cultural do nosso país, que muitas vezes desconhecemos,né?
    Te desejo um ótimo Natal e bom Ano Novo.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carlinha!
    Pelo visto esse livro é totalmente clichê.. Não sei se seria o tipo de livro que eu iria gostar.
    Te indiquei para um desafio, depois da uma olhada no blog
    http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2013/12/desafio-desafio-literario-cinco-livros.html
    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, a parte que eu não gostei do livro foi o triângulo amoroso :(
    Estou cansada de triângulos rsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla! Tudo bem? Eu adoro livros do gênero, mas fiquei bem decepcionada quando você disse que "Outono" não é tão inovador assim e, ao que me pareceu, esse triângulo amoro da história não é tão empolgante. Ainda pretendo ler o livro por justamente ser uma história que envolve bruxos, mas agora já terei um pé atrás com relação a leitura. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie minha querida, tudo bem?
    Primeiramente quero te pedir mil desculpas por ter sumido do seu blog, porque andei meia chateada com algumas coisas e resolvi não visitar ngm, até porque gosto de passar nos blogs com calma para ver as novidades e principalmente para ler as resenhas.
    Mas enfim...Quero te dizer que eu adorei a sua resenha. Achei a história bem interessante, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Assim que eu ler vou ver se vou ter essa mesma sensação que vc de ter sentido falta de algumas coisas, porque eu sou bem exigente as vezes com livros (risos)

    E olha, queria te desejar um FELIZ NATAL e um ÓTIMO ANO NOVO para você e sua familia. Que Deus os abençoe e ilumine sempre sua caminhada. SUCESSO para você também em 2014 !!!

    OBS: Queria te convidar para vim conferir em meu blog no dia 24 de DEZEMBRO 00:00 um ESPECIAL de NATAL que colocarei no I LOVE MY BOOKS - Tem haver com um negócio da DISNEY. Acho que vc vai gostar como muita gente vai. Se não der pra vc ver no dia, veja no dia 25 que vai dar na mesma. Mas espero que vc passe por lá para dar uma olhadinha =]

    Se cuida minha querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo