Você sabia? International Book Giving Day - Dia Internacional da Doação de Livros




Você sabia que esse dia existe? Eu não sabia e para mim foi um super achado e quero compartilhar com vocês!!

Navegando pela minha janela virtual encontrei várias informações sobre a doação de livros. Uma super ideia para estimular a leitura em todas as pessoas. Já pensou andar pela rua e de repente... Um livro perdido? Não. Achado. Achado?

Então, quem encontrar um livro deixado em uma parada de ônibus, em um orelhão, nos degraus da rua, em um parque, cafeteria, numa padaria,na cadeira de um bar vai saber, logo, logo que ele não foi esquecido. O lembrete da etiqueta, ou da dedicatória escrita a mão, ou de um cartão simples, vai deixar claro que ele foi colocado ali de propósito por alguém que acredita na capacidade enriquecedora que as palavras têm de mudar o mundo, principalmente na imaginação das crianças.

Há uma mobilização mundial que incentiva o hábito da leitura e questiona o consumismo que acontece todos os anos no dia 14 de fevereiro


Está chegando!! A data foi escolhida para acolher o Dia Internacional de Doação de Livros, que consiste em presentear alguém com um livro, deixar um livro em uma sala de espera ou doar um exemplar para a biblioteca.De acordo com vários artigos, "a campanha envolveu, em 2013, 34 países e, este ano, pretende aumentar seu alcance".

Por isso, não se assuste se encontrar livros espalhados por sua cidade nesse dia. Segundo a International Book Giving Day, iniciativa 100% voluntária que organiza a mobilização, a maioria das crianças nos países em desenvolvimento não possui livros. No Reino Unido, um terço delas não possuem livros e nos Estados Unidos dois terços dos que vivem na pobreza não têm uma encadernação própria".

E também há um blog brasileiro Kids Indoors que é o representante nacional do projeto. Algumas informações sobre a data, bem como banners de divulgação do evento estão disponíveis lá. 

A escritora Alessandra Roscoe,jornalista, escritora, coordenadora do Uni duni Ler - Clube de Leitura para Bebês e do evento em Brasília e que participou dos eventos em comemoração à data, no ano passado, deu dicas de como participar da mobilização. Confira:




A proposta do International Book Giving Day não é inédita. Ao contrário, é bem popular aqui e em outros cantos do mundo, mas não é incorporada aos hábitos de leitura dos brasileiros que, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em março do ano passado pelo Instituto Pró-Livro, leem, em média, quatro livros por ano. Por isso, as organizadoras da ideia em Brasília fizeram questão de celebrar a data com eventos espalhados pela cidade. O objetivo não é só promover a leitura, mas provocar o desapego com a doação dos livros e o espírito da partilha e da solidariedade.

Aproveite o fim de semana para separar os livros e planejar estratégias de doação! Porque no fim das contas, a doação deve acontecer sempre!

6 comentários:

  1. Oi Renata!
    Dessa eu não sabia... que ideia bacana!
    Ótima iniciativa!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia!
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho este projeto incrível. Otima ideia!!!
    Vou fazer isso também.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que ideia bacana! Eu não conhecia o projeto, mas super concordo com ele! E acho que já passou da hora de promover um "bota fora" na minha estante também hehe Adorei o post!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi..
    Eu não sabia que tinha um dia especifico..
    É uma ótima ideia...estou para esquecer um livro em algum lugar, mas nunca o faço..rs
    Preciso lembrar, pois para mim já é um compromisso..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Owwn, que ótimo esse post, gostei muito de ficar sabe, eu já vi algumas pessoas deixando os livros em alguns lugares, até separei alguns aqui, ainda estou pensando o lugar que irei deixar e como irei fazer. rs
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo