Contadores de História - A História e o Dia Internacional.

O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado no dia 20 de março.

É uma data de celebração mundial e coincide com o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul. Tem suas raízes no Dia Nacional de Narração de História da Suécia. 
Foi nessa ocasião que um evento chamado "Alla berattares dag" (Dia de Todos os Narradores) foi organizado. Mesmo com o desaparecimento, algum tempo depois, da rede de contatos nacional sueca, o dia permaneceu vivo, sendo celebrado por diferentes entusiastas. Em 1997, narradores de Perth, Austrália, coordenaram um evento de cinco semanas de celebração das histórias, fixando assim o dia 20 de março como dia Internacional dos Narradores Orais. No México e em outros países sul-americanos, a mesma data já era comemorada como dia Nacional dos Contadores de Histórias.

Em 2002 o evento se expandiu da Suécia para Noruega, Dinamarca, Finlândia e Lituânia. Em 2003 a idéia chegou ao Canadá e outros países. O evento, então, passou a ser conhecido internacionalmente como Dia Mundial do Contador de Histórias e da Narração de Histórias.

A cada ano, os eventos individuais de narração de história são ligados por um tema indicado e escolhido por narradores ao redor do mundo. Nos últimos cinco anos, os temas foram Pássaros, Pontes, A lua, O andarilho, Sonhos, Vizinhos. 

2004 – Pássaros
2005 – Pontes
2006 – A Lua
2007 – O Andarilho
2008 – Sonhos
2009 – Vizinhos
2010 – Luz e Sombra
2011 – Água
2012 – Árvores
2013 - Sorte e Destino
2014 - Tema Livre

Algumas cidades fornecem programação cultural para a data, e às vezes os temas variam. Várias instituições, além das escolas, participam desse evento, como hospitais, parques e igrejas. Aqui em BH temos a seguinte indicação. Eu vou e depois posto como foi lá:



Para comemorar aqui no Blog, separei alguns livros de histórias que conhecemos, dentre outras novidades.




Contos de Fadas (Perrault, Grimm, Andersen & outros) Uma charmosa edição de bolso para acompanhar pais e filhos pelo resto da vida. Em um só volume encadernado, as mais famosas histórias infantis, em suas versões originais, sem adaptações, de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros. Nesses contos de fadas, bruxas, princesas, encantamentos e finais felizes! O livro inclui: Capa dura e preço especial; Cerca de 90 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Gustave Doré; Biografia dos autores.


Emengarda, a Barata (Pierre André) - Existem baratas e baratas: Baratas que mentem, Baratas que sonham se casar, Baratas tontas, Baratas que, por um nada nos fazem perder o ar. Emengarda é uma barata por quem é um barato se apaixonar!





O Menino que Queria Abraçar o Mundo (Fernanda Mello) - Sol é um menino diferente dos outros da sua idade, embora lambesse o prato de pudim depois do almoço e mentisse sobre ter escovado os dentes antes de dormir. A única diferença é que Sol tinha um sonho. Que não tinha nada a ver com videogames nem com jogos de futebol. Sol queria abraçar o mundo. Assim como se abraça mãe, namorado ou pessoa querida.

Eu sou o Galo (Elysanna Louzada) - Niquei está à procura do seu canto perdido no apavorante Bosque dos Encantos. Para encontrá-lo enfrentará três assustadores desafios que testarão sua inteligência e coragem. Com a ajuda de Pankekas, seu melhor amigo. Niquei precisará vencer seus piores medos nesta aventura eletrizante.

Tenho todos esses livros! 5 estrelas para todos eles! Super recomendados!


13 comentários:

  1. Que bacana!
    Nem sabia disso x.x
    Legal ter os eventos,
    ES nunca tem nada... :(


    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula !!
      Bom ver você por aqui !!!
      Também adoro esses eventos !

      Excluir
  2. Olá!
    Que bacana, nem sabia disso...
    Já li O menino que queria abraçar o mundo, recomendo e é muito fofo ^^

    Beijos!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires !!
      O menino que queria abraçar o mundo é fofo mesmo !! Amei !! Imagina numa roda de histórias ?!
      Obrigada pela visita !!

      Excluir
  3. Que curiosidade legal, JURO que não sabia que existia esse dia.
    Será que vai ter algum evento bacana assim no Rio também?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Renatinha, ficou lindo! Obrigado por divulgar essa data e esse evento tão importante para nós Contadores de Histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pierre !!!
      É um prazer para nós conhecermos seu trabalho , e uma única barata que é simpática !! Sim sr, a única !!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi pessoal, estou muito lisonjeada pelo meu livro infantil ter sido mencionado neste post. Eu sou o Galo é super indicado para contação de histórias. As crianças amam - isso quem me disse foram as professoras das escolas para as quias eu enviei o livro.
    Grande beijo para vocês, Carla e Rê. Vocês arrasam nos posts.
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELysanna !!!
      Visita ilustre é sempre bem-vinda !! Um privilégio ter você como parceira !!
      Beijos

      Excluir
  6. Eu acho muito importante que eventos assim ocorram; em todos os lugares. Assim como acredito que os papais devem ser sempre contares de histórias. A aspiração pela leitura deve iniciar desde cedo. :) Maravilha você tem lembrado da data.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante, não sabia sobre esse dia, adorei a curiosidade!

    http://poraodaliesel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Desses eu não li nenhum
    Mas gostei bastante das dicas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. uauuu, que post mais explicativo, gente sério que nunca tinha parado para pensar sobre isso, estou feliz em ter lido aqui, amei!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo