Resenha: Divergente - Veronica Roth


 Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Virtudes. Conceitualmente, virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, ou seja, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bemHumildade, Temperança, Justiça, Fé, Sensatez, Amizade Verdadeira, Dissídio são qualidades que podemos ter ou não.

Beatrice está vivendo em uma Chicago futurista, dividida em 5 facções: Abnegação, Franqueza, Erudição, Amizade e Audácia. E as pessoas de cada uma dessas fações vivem, respiram, comem suas diretrizes.

Você sabe quais são as suas virtudes? Ou suas qualidades? Pois, aos 16 anos, Beatrice Prior teve que tomar essa decisão. Sem pestanejar. Mas ela não está nessa escolha sozinha. Seu irmão Caleb, um ano mais velho que ela, além de Susan e Robert Black também farão a sua escolha. Um escolha que pode transformar a sua vida.

Mas antes da escolha, ela deve sobreviver ao Teste de Aptidão. Concordo que a palavra sobreviver foi um pouco forte, mas se você tem algo a esconder, esse Teste não seria um lugar seguro. Porque esse Teste não é nada simples. Não há nada que se saiba sobre eles, e nem é parecido com uma prova escolar, que podemos estudar o conteúdo antes. E é assim que Beatrice adentra a porta da sala 6 para realizar aquilo que nem ela mesmo sabe.

Resultado do Teste? Vou deixar vocês descobrirem. Ah, vou mesmo, pois essa parte é emocionante e com um detalhe intrigante. Pois ela não poderá contar o resultado a ninguém, absolutamente ninguém. E nem ser descoberta! Mas é na Cerimônia da Escolha que Beatrice opta por sua facção. Porém, não existem somente essas facções no mundo. Há também os chamados "Sem-Facção". Seriam eles os excluídos das classes sociais ou marginais que atrapalham todo o desenvolvimento de uma nação? Ou totalmente o oposto? Ao fazer sua escolha Tris se depara com pessoas com características que a fazem compreender a vida.

Eric, Christina, Quatro, Molly, Peter e outros mais fazem parte desse cenário. Ao escolher sua facção, todos passam por uma Iniciação, que para Tris torna-se uma descoberta não só para sua vida pessoal como também familiar. Algumas pessoas a decepcionarão, outras a surpreenderão. Ao longo desse caminho de auto superação e autoconhecimento, a organização do mundo que todos conhecem, inclusive Beatrice, passará por mudanças. E estas colocam o caráter de alguns em xeque.

Quem são os Divergentes? O que querem? Tris conseguirá se compreender? Onde ela chegará? Seu pais aprovarão seu caminho? Vocês sabem que nós seres humanos, às vezes, não conseguimos deixar de sermos maus. Vez ou outra, mesmo com o coração puro, podemos nos desviar da bondade. O porquê? Sede de poder? Dinheiro e ganância?

E nessa aventura, um romance de deixar a pele arrepiada surge entre um toque e outro, um olhar ali e aqui, pois um rapaz deixará Tris intrigada e ao mesmo tempo encantada.

Descubra tudo isso e mais neste livro surpreendente. Uma trilogia fantástica, nos fazendo repensar sobre nós mesmos e sobre o que queremos. Um escrita empolgante, simples, com detalhes de cada personagem. Torça pela vitória do amor ou pela vitória da justiça. Mas não se preocupe, porque podemos optar pelos dois. Apaixone-se ou odeie a história. Pois é assim que você irá se descobrir.

E detalhe, o filme de Divergente será lançado em abril deste ano. Então que tal aproveitar a leitura para antes do filme, pois nada como a ansiedade pré filme para aproveitarmos melhor o livro. Quero ver se aguentam esperar pelo filme antes de ler o segundo volume: Insurgente. Eu não aguentei, mas este conto na próxima.

E que tal dar uma espiada no trailer?



11 comentários:

  1. Oie linda, tudo bem?
    Olha só que coisa, eu ganhei o livro DIVERGENTE nesse feriado e estou doida para ler realmente por causa do filme e pelo que li na sua resenha, a história realmente parece surpreendente! Quero muito ler logo para poder ver o filme, porque ontem mesmo sem ler o livro eu vi CIDADE DOS OSSOS e gostei, agora o livro preciso ler para ter uma noção mesmo da história que também parece ser interessante.
    Mas eu amei a sua resenha. Ficou muito boa, principalmente porque vc detalhou muito as coisas do livro. E eu sinceramente no começo n entendia nada dele hahahaha...Mas agora estou doida para ler e quem sabe gostando eu continuar com a série.
    Enfim...

    Parabens linda =]
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler esse livro, sou a louca das distopias.
    Ainda mais agora que o filme vai sair, sem contar que a premissa do livro é muito bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que resenha incrível!!!! Eu já li "Divergente" e fiquei completamente surtada com a história que até pode não ser tão original como algumas pessoas alegam, mas ninguém pode negar que a narrativa da Veronica Roth é viciante!!! Estou super curiosa para ler "Insurgente" e descobrir as suas revelações, assim como já não vejo a hora de conferir a adaptação!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro distopias, mas infelizmente ainda não pude ler esse livro! Tenho vontade...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Depois que li tres livros da serie FEIOS e me apaixonar por historias de distopias quero muito ler esta serie tambem! Espero que que eu goste ainda mais! Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li, ,mas quero muitoo! Aventura, romance é tudo que gosto em um livrooooo! Não sabia que o filme iria estrear em abril, fiquei ansiosa.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo?
    Vai me deixar curiosa pra saber o resultado do teste? hahaha.. Claro, afinal, a graça está aí não é mesmo?! rs..

    Ahhh..
    Adorei seu comentário no blog: não somos esquisitonas sozinhas, hahaha!

    Super beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie minha amiga =)
    Nossa, nossa estou arrepiada aqui de ler tua resenha, ainda não li nenhum livro d série, mas o melhor e se não me engano já foram lançado todos ou pelo menos dois foram, e quando ler, irei fazer um atrás do outro, espero me arrepiar com essa leitura e ser conquistada.
    Beliscões da Máh <3
    Blog

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler esse livro e estou completamente encantada, ansiosíssima para o filme!
    Acho que a sua resenha instigou ainda mais as pessoas a conhecerem o livro, parabéns,

    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vou ler esse livro por motivos de Kate Winslet no filme. kkkkkkkkkkkk Comecei a ver os trailers, fotos e entrevistas do filme e me interessei em ler o livro. Consegui ele de troca e pretendo ler agora no começo de abril, antes do filme estrear. Espero gostar.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  11. Eu resolvi ler esse livro, principalmente por ser uma mais uma distopia e eu, bem, amar Jogos Vorazes, e porque logo vai sair o filme. O problema é: Esse livro é perfeito!!!
    Estou completamente apaixonada pela saga (mais uma), e estou completamente desesperada para ler Insurgente! E não gosto que as pessoas comparem a Jogos Vorazes, porque são sagas muito diferentes.
    http://devaneiosdemia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo