Resenha: A matéria dos sonhos - Valéria Martins

Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre. A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.

Mariana é uma jovem advogada carioca. Mora em um bairro nobre, trabalha no escritório do pai e está prestes a ter um casamento digno de contos de fadas. Tudo seguia o roteiro da vida de princesa que sempre teve, mas o final feliz não se deu com um beijo no altar. Dias antes do casamento, o noivado chega ao fim. Triste e envergonhada, Mariana se vê sem rumo. Na tentativa de ajudá-la a sair de tal situação, seu irmão aventureiro e amante da natureza sugere que ela vá para a Chapada Diamantina. Mariana conhece toda a Europa, mas nunca viajou pelo Brasil. 

Embarcamos nessa viagem com Mariana e acompanhamos a jovem trocar seu Audi por uma van velha e longas caminhadas em meio à natureza. Nesse lugar tão lindo e tão diferente da vida que ela leva, dois encontros importantes acontecem: com Alex, o guia turístico, e com Claudia, uma jovem maluquinha aspirante a cineasta. Com o primeiro, Mariana se permite viver um quente romance, já a segunda torna-se uma grande amiga.

A descrição dos lugares da Chapada Diamantina é super detalhada e um dos destaques do livro, dá para imaginar cada trilha, cada cachoeira. Ao entrar em contato com a natureza de forma que nunca tinha feito antes, conviver com pessoas tão diferentes das que está acostumada e se permitir ter experiências que nunca achou que teria, Mariana pensa sobre sua vida e suas escolhas até então.

Para uma personagem que é descrita na sinopse como mimada, até que Mariana não teve muitos momentos de frescura ao longo do livro, pelo contrário, aceitou as novas experiências sem muita hesitação. Senti falta de química entre ela e Alex. Existem algumas passagens picantes entre os dois, mas fora do quarto o romance não me convenceu muito nem me fez torcer pelo casal. 

Claudia é uma personagem secundária que esteve sempre muito presente e ganhou bastante destaque no final do livro. Ponto para a autora, que não manteve o foco apenas na personagem principal. Claudia vive um drama familiar que é mencionado no início da trama, mas que só é explicado mais para o final. Confesso que achei a história dela até mais interessante que a da protagonista, mas a forma como foi abordada me deu uma sensação de estar lendo algo à parte, que não se conectou tão bem com a história principal.

O livro é curtinho, tem apenas 97 páginas, e a leitura é bem rápida. Valéria escreve de um jeito leve e agradável de acompanhar. O final fugiu um pouco do clichê, o que me surpreendeu e agradou. Só poderia ter sido um pouco mais desenvolvido, senti que nas últimas páginas os acontecimentos foram meio corridos e pouco aprofundados.

A matéria dos sonhos fala sobre amadurecimento e do quanto podemos aprender a respeito de nós mesmos quando estamos abertos a isso, da possibilidade de nos reinventarmos, de abrir mão de sonhos que achávamos que eram nossos e dar espaço aos que verdadeiramente são.





*Livro cedido pela autora.

8 comentários:

  1. Ah, parece ser um livro muito legal!
    Fiquei muito curiosa pra saber como vai se desenvolver toda essa aventura da personagem... eu sempre tive esse espírito aventureiro, viajante... acho que vou me envolver muito com o livro, se o ler. Ainda mais com a Chapada de cenário pra essas aventuras *o*
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  2. O cenário é estonteante, sempre tive vontade de conhecer a Chapada diamantina. Agora a história é bem clichê, espero que a autora tenha caprichado.

    Ótima resenha

    Beto

    blogcoisastriais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlinha, tudo bem?

    Não conhecia esse livro. Apesar de não ter achado a história nada inovadora, curti muito a sinopse e curti o fato dela tentar se recuperar desbravando a natureza e tudo o que ela tem a nos oferecer. Deve ser uma barra ser abandonada perto do casamento, né?
    E que bom que ela não é muito mimizenta, não costumo curtir personagens assim! Hahaha

    Beijoca
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nossa, o livro parece abordar vários e ótimos assuntos, o que é sempre bacana. Adoro quando uma obra é assim, fiquei com vontade de ler.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bem leve e fiquei curiosa para saber o motivo do casamento de Mariana ter acabado. Sem falar que a capa é tão linda e trás essa sensação de tranquilidade, haha. Adorei! *-*
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  6. Achei o livro legal, com a descrição do local acho que deu um toque a mais na historia, vou colocar na minha lista, quem sabe nao leia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!
    Não conhecia este livro e me interessei! Faz tempos que não leio algo do estilo, fiquei curiosa. E a mensagem que a estória passa é muito bacana. Ótima resenha!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Adoro livros que falam sobre amadurecimento pessoal, logo, com certeza irei curtir a leitura. Botei nos desejados para não esquecer de comprar rsrs...
    Achei a capa bonita também.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo