Resenha: Pérolas e bugigangas - Flávia Polo

Sinopse: Na juventude vivemos os sentimentos mais intensos e mais confusos também! A busca de sentido na vida, a decepção com os amigos, a descoberta do amor, a importância da família, a caminhada atrás do seu lugar no mundo. Tudo isso é pura emoção que vivenciamos em diferentes níveis nesta fase, e que eu tentei traduzir em palavras. Este livro é resultado dos muitos diálogos que se passaram pela minha cabeça antes de virarem textos, e pretende trazer uma reflexão sobre esta fase tão particular e especial. Não proponho apenas a leitura, mas também alguns exercícios que vão servir para pensar no caminho percorrido até agora e na longa estrada que ainda está por vir. Está preparado para embarcar nesta aventura para dentro de si?

Aos 22 anos, então recém-formada em jornalismo, Flávia Polo recebeu um convite para escrever uma coluna para jovens na revista Rainha dos Apóstolos. Dez anos se passaram, e algumas das crônicas escritas por ela se transformaram em Pérolas e bugigangas.

Dividido em 31 textos, o livro trata de temas como amor, amizade, perdas, mudanças e situações que fazem ou já fizeram parte da vida de todo mundo. Ao longo deles, a autora escreve como quem conversa com uma amiga ou aconselha uma irmã mais nova. Tudo bem simples, acessível e direto.

As crônicas não seguem um estilo romanceado, falam das situações de forma concreta, algumas vezes fazendo uso de exemplos reais. A reflexão prometida na sinopse não é provocada tanto pelo texto em si, mas principalmente pelas atividades propostas ao final de quase todas as crônicas. Nelas, o leitor é convidado a parar, pensar e se questionar a respeito de diversos aspectos de sua vida, responder perguntas ou fazer listas. A presença de tais atividades faz toda a diferença no livro.

A diagramação merece destaque. Cada crônica tem como abertura uma ilustração relacionada ao conteúdo abordado, o que deixa o livro com um ar ainda mais juvenil. As letras são grandes e as páginas amarelas, fazendo com que a leitura seja bastante confortável.

Pérolas e bugigangas é um livro leve e que consegue passar uma mensagem de otimismo ao longo de todas as suas 150 páginas. 


"Cada passo é um caminho escolhido.
Cada erro um caminho que se fecha. Ou que se abre. 
Não pode voltar e fazer de novo, apenas seguir em frente, buscando as pequenas pérolas de cada dia. 

Se as encontrar, guarde-as.

O resto, é bugiganga."

*Livro cedido pela autora.

10 comentários:

  1. Oi, Carlinha! Essa capa é tão fofinha!! Tenho visto esse livro pelo instagram e ficado bastante curiosa. Apesar de ser pra jovens acho que curtiria essa parte interativa que vc falou.

    ResponderExcluir
  2. Gente, que livro lindo!
    É a segunda resenha que leio e estou encantada. Isso de ter atividades ao fim de cada crônica é excelente para reflexões.
    Cada passo é um caminho escolhido... bem isso mesmo!
    Amei, amei. Quero ler!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios

    ResponderExcluir
  3. Esta capa é linda... O livro está sendo muito comentado no Instagram, então cada vez fico mais curiosa para lê-lo...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carlinha, tudo bem?

    Que capa mais fofa, adorei! Eu não sou muito de ler crônicas, leio mais contos, mas esse livro em questão me chamou atenção pelo fato de propor atividades ao leitor. Acho essa interação bacana... acho que leria ele, hein?!


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gosto muito de crônicas, apesar de nunca mais ter lido, esse livro parece ser bacana, até gosto de obras interativas.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    não conhecia o livro, mas gostei, parece ser bom.
    Vou anotar

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla,

    a capa do livro é legal, mas não fiquei com muita vontade de lê-lo, mesmo amando obras com crônicas. Mas que bacana que a obra te agradou e ainda conseguiu passar uma mensagem legal!

    Beijos!
    Participe do Sorteio Mês das Mulheres, são 10 livros e muitos marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Esse livro parece ser uma graça! Não sei se é impressão minha, mas, ele parece ter uma pegada meio "Pó de lua". Estou certa?
    De qualquer forma me interessei muito no livro e espero poder ler um dia.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  9. This is awesome article and photos, and I fall in love now. Thanks for sharing all together. Regards from Travel to Cambodia Travel and tout Specialist.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo