Incentivo à leitura: Esqueça um livro


Olá, pessoal!

Apesar dessa coluna ser uma das minhas queridinhas faz tempo que não posto nada nela. Para tirar a poeira, vou falar sobre um projeto já bem conhecido nas redes sociais. Mas incentivar a leitura e reforçar algo que já funciona nunca é demais, certo?!

O Esqueça um livro é um projeto criado em 2013 pelo Felipe Brandão e apoiado pelo Catraca Livre. Felipe se inspirou no conceito de Bookcrossing, que surgiu nos Estados Unidos. Como o nome já deixa claro, o objetivo é deixar um livro em um local público para que alguém o encontre, leia e depois volte a deixá-lo em algum lugar. Dessa forma, o livro circula, conhecimento se espalha e cada vez mais pessoas passam a ter acesso à leitura.

No tumblr do projeto, é possível baixar um marcador (essa imagem aqui do lado) para ser colocado dentro do livro que vai ser esquecido. Assim, quem achá-lo vai entender e conhecer o Esqueça um livro e poderá também entrar nesse círculo vicioso literário.

É possível saber mais e acompanhar o projeto também no Facebook. Apesar de não ter visto fotos muito atuais, Felipe convida os "esquecidos" a enviarem as fotos dos livros junto com o título,nome do autor e a indicação de onde foi esquecido para que sejam postadas no tumblr e no Facebook.

Praticar o desapego literário nem sempre é fácil. Eu demorei bastante tempo até ter coragem de começar a trocar livros, mesmo os que eu não tinha gostado tanto e que nunca pretendia reler. Mas aos poucos a ideia de renovar minha estante sem gastar muito e de fazer circular livros que estavam parados foi me ganhando. 

O Esqueça um livro vai além, pois não é uma troca direta e propõe que as obras estejam sempre em movimento. Quem sabe esse não é meu próximo passo na difícil arte do desapego literário?

E vocês, o que acham da ideia? Já esqueceram algum livro por aí?

7 comentários:

  1. Oie
    Achei muito legal este projeto. Ainda não fiz nada parecido aqui na minha cidade, mas tenho muita vontade, pois estaria incentivando alguém a ler. Adorei a iniciativa.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito legal isso de trocar livros, doar livros, esquecer livros... Além da questão do desapego, que é sempre bom a gente trabalhar, tem ainda o lance da sustentabilidade. É muito mais conhecimento circulando e muito menos gastos. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. acho bem bacana esse projeto!
    ja o conheço a algum tempo e acho um máximo o número de pessoas que são atingidas com a campanha, afinal uma pessoa que lê passa a ver o mundo com olhos mais bondosos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive vontade de fazer algo do tipo e não conhecia esse projeto!
    Muito legal! :D
    Beijos!

    conexaolunar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla,
    Muito bacana a ideia do projeto.
    Eu até que sou boa com desapego, o difícil é encontrar leitores aonde moro. :(

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Tenho vontade de fazer, mas realmente é bem difícil pra mim desapegar
    de algum dos meus queridinhos. Talvez eu possa começar por algum que
    eu não tenha gostado tanto, assim outras pessoas podem ter oportunidade
    de apreciar mais que eu.

    Ótima coluna :)

    Beijos,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!

    Acho essa ideia sensacional! Eu tenho muita, muita dificuldade em desapegar de tudo, principalmente livros, então a iniciativa muito me interessa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo