Falando de... bilhetes


Olá, pessoal!
Bilhetes são práticos e versáteis. Servem para anotar um recado para alguém, um lembrete para nós mesmos ou para fazer uma declaração de amor curtinha. Também podem ser usados de forma misteriosa, por um admirador secreto ou mesmo para assustar com ameaças. Com tantas possibilidades de uso, é claro que já foi bastante usado na literatura como elemento principal ou inserido na trama de alguma maneira. Eis a listinha de hoje:



A vida na porta da geladeira - Claire, de 15 anos, e sua mãe têm uma rotina muito atribulada. Nos raros momentos em que a mãe está em casa (ela é obstetra), a filha está na escola, com amigos ou com o namorado. Resultado: as duas quase não se veem e se comunicam deixando recados na porta da geladeira. Esses recados vão desde cobranças banais [Oi, MÃE! (Que eu NUNCA MAIS vi!)] até revelações tocantes e contundentes por parte de mãe e filha durante o penoso tratamento do câncer de mama da mãe, num ano que se revelará decisivo para as duas. Em seu romance de estreia, Kuipers capta a ansiedade por trás da tragédia e revela a importância de viver a vida intensamente, lembrando ao leitor a necessidade de encontrarmos tempo para as pessoas que amamos mesmo em momentos de dificuldade e desafios.

826 Notas de Amor Para Emma - Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio. Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas. 826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores. 

O mundo de Sofia - Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente.



Amanhã você vai entender - A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em Amanhã você vai entender, seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela finalmente percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender.

O céu está em todo lugar - Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Não olhe para trás - Samantha é uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério.



Bem mais perto - Quando Brooke descobre que o amor de sua vida, Scott Abrams, está se mudando do subúrbio de New Jersey para Nova York, ela decide segui-lo até lá. Viver com o pai ausente e se adaptar a uma escola totalmente nova são desafiantes para ela — e as coisas ficam ainda piores quando ela descobre que Scott já tem uma namorada. Mas como ela aprende a sobreviver na cidade grande, começa a descobrir todo um novo lado de si mesma e percebe que, às vezes, o amor pode te encontrar mesmo quando você não está olhando para ele.

À procura de Audrey - Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.

Cadê você, Bernadette? - Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo. Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle - e às pessoas em geral - que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática. Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. 


Já leram algum dos livros da lista? Lembram de mais algum? Têm o hábito de escrever bilhetes e de guardar os que recebem? Contem pra mim nos comentários! ;)


*Sinopses retiradas do Skoob.

22 comentários:

  1. Já falei que eu amo essa coluna? Eu fico conhecendo livros sobre um assunto que eu nem imaginava que falassem disso. Vc foge do óbvio e acho isso muito legal! Eu não lembrava que tinha bilhetes no livro da Kinsella, seu post me fez relembrar a forma que a menina se comunicava com o menino. Fofo demais! E os bilhetes de Bem mais perto, os chamados warm fuzzies, foi uma das coisas que mais gostei no livro. Bjks, Carlinha!!!

    ResponderExcluir
  2. oi
    legal o poste, desses eu já li o mundo de sofia que é muito bom e não olhe para trás, quero muito ler o céu está em todo lugar, parece ser uma história bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla!
    Desses, eu já li O Mundo de Sofia e Bem Mais Perto.
    ODIEI O Mundo de Sofia porque eu li meio que obrigada e achei Bem Mais Perto um cadinho fofo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  4. olá, adorei o post... são ótimas dicas de leitura. O blog é lindo e já estou seguindo!

    Beijos, Jana!

    Blog Eu Li nas EntreLinhas

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia vários desses livros, achei super válida a sua postagem, adorei mesmo! Me interessei principalmente em 'Bem Mais Perto'!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi oi,

    que lista bacana! Eu adoro livros que tem bilhetes, emails, cartas, na história - elas deixam tudo mais fofo e divertido! Da sua lista, li apenas Bem mais perto, que não curti tanto. Mas fiquei bem curiosa por A vida na porta da geladeira e Amanhã você vai entender!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  7. Oieeeeee

    adorei o post. Eu tenho 4 livros citados e não li nenhum deles!! huhuhu
    Mas o que eu mais gostei é 826 Notas de Amor Para Emma.
    To na vibe de drama com choro então add ele na minha lista, eu tinha simplesmente esquecido!!!

    =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla, tudo bem?
    Eu estou sempre escrevendo bilhetinhos :P E sempre recebendo também ahhaha. Mas isso acontecia mais nos tempos de escola e trabalho fora de casa. Guardei muitos :) Alguns são realmente engraçados hahahha
    Adorei conferir um pouco mais sobre esses livros, pois alguns eu pretendo ler, como O mundo de Sopia e À procura de Audrey
    Beijooos
    profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla, que legal seu post. Você me fez lembrar de um livro que eu vi e acabei me esquecendo. Já até procurei ele no skoob agora mesmo para adicionar na minha lista. O livro é 826 Notas de Amor Para Emma.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla
    Desses, só li O mundo de Sofia, que é bem extenso e cheio de filosofia, né haha
    Os demais ainda não li, mas tenho vontade de ler A procura de Audrey.
    A maioria eu ainda não conhecia. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla! Destes li 826 notas, Amanhã Você Vai Entender e A Procura de Audrey e amei os três. Vou tentar conferis os demais da sua lista.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Acredita que nunca li nenhum? Preciso ampliar minhas leituras.
    Eu tenho muita mania de fazer bilhetes, ainda mais bilhetes para lembrar de provas e trabalhos.

    www.donadegato.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu li "O mundo de Sófia" e lembrei de "P.S Eu te amo" da divaaaaaa Cecelia... Nossa aqueles bilhetes arrancaram muitas lagrimas de minha pessoa...

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi carla!
    Legal o tema, curti o post!
    Tenho vontade de ler Bem mais perto e À procura de Audrey! ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Estou passando para agradecer o apoio que recebi e pedir desculpas por sumir tanto tempo. Estou tentando voltar aos poucos.
    Um beijo enorme! Sucesso!

    www.chadefirulas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie! Curti as indicações, vou procurar algum desses livros para ler!
    Bjss, comenta por favor, ajudaria muito ^^
    https://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/07/mamae-de-trigemeos-e-sucesso-na.html

    ResponderExcluir
  17. Adorei as indicações. Ainda não conhecia alguns e outros e tenho muita vontade de ler.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tudo bom?
    Eu amo bilhetes e sempre troquei na época de escola. Acho que até a escrita de bilhetes é algo escasso hoje em dia, uma pena.

    Dos livros que você citou eu já li "O céu está em todo lugar" e amo demais essa autora. Amei esse livro! Me interessei muito pelo primeiro livro "A vida na porta da geladeira" e quero muito ler "O Mundo de sofia também".

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carlinhaaa

    Adorei a postagem, você arrasa. <3
    Não sou muito de escrever bilhetes, mas guardo sim todos que eu recebo!
    Não li nenhum dos livros, Carlinha, mas gosto muito da sinopse de Não Olhe Para Trás.
    Os outros livros ou eu não conhecia ou não chamaram minha atenção.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla!
    SOCORRO! Preciso ler 826 Notas de Amor para Emma! Fiquei muito, mas muito curiosa mesmo! Deve ser uma história linda e emocionante. Acabou de entrar pra minha wishlist haha.

    Um beijo,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Ah eu amo bilhetes, na época da escola, troquei muuuitos!
    Dos livros citados só li "O Céu Está Em Todo Lugar" (está com a sinopse trocada?) e gostei muuuuito do livro, é um amor só!
    Amei a premissa de "Amanhã Você Vai Entender", já foi pra listinha de desejados! <3

    Adorei o blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu!
    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Luiza!
      Menina, ainda bem que você me avisou. Na hora de editar o post eu repeti a sinopse de "Amanhã você vai entender" ao invés de colocar a de "O céu está em todo lugar". Já corrigi, obrigada por avisar!

      Excluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo