Resenha premiada: O penúltimo capítulo - Clarice Pessato

Sinopse: Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto d'Ele e executar seus propósitos através de nós.

O penúltimo capítulo é uma autobiografia de Clarice Pessato, que aos 18 anos viu sua vida mudar para sempre. Em 1981, quando viajava para a cidade onde fazia faculdade de psicologia, o ônibus em que estava foi atingido em uma séria colisão na estrada. Clarice passou dias em coma, e como resultado de uma lesão na medula, ficou tetraplégica.

Antes do acidente ela era uma jovem sonhadora, como tantas outras. Morava em uma cidade pequena, onde todos se conheciam, era boa aluna e boa filha. Gostava de estar com a família e de ajudar em casa. Imaginava seu futuro como um conto de fadas, que termina sempre com tudo dando certo e todos sendo felizes para sempre.

A tristeza por ter seus sonhos interrompidos caminhava o tempo todo ao lado da esperança de melhora. Clarice via sua condição como passageira e tinha certeza de que voltaria a andar. Fisioterapia, consultas médicas, cirurgia, tudo era feito para que evoluções acontecessem. Ela sempre procurou se manter ocupada, fazendo atividades que estivessem ao seu alcance, como ler e escrever com a ajuda de um dispositivo. Sua família sempre esteve ao seu lado e todos faziam o possível para que ela se sentisse cuidada e amada.

Os anos passaram e pouca coisa na condição de Clarice se alterou. Mas dentro dela mudanças significativas ocorreram. Ela passou a frequentar reuniões da igreja, ler livros religiosos e até a dar aulas para crianças. Pouco a pouco começou a atingir cada vez mais pessoas, tanto as que estavam por perto como as mais distantes, por carta e pela internet. A angústia que existia dentro de si foi pouco a pouco sendo substituída pelo entendimento de que sua jornada tinha um propósito. Quando consegue se dar conta disso, mais transformações acontecem.

O livro é daqueles que proporcionam uma leitura rápida. A linguagem é simples e a autora parece conversar com o leitor, como se contasse sua história para alguém conhecido. E, apesar do tema, não é um livro triste ou pesado.

Muitas páginas são dedicadas a passagens religiosas. Clarice algumas vezes faz paralelos entre ensinamentos da Bíblia com partes da sua história que deseja compartilhar e refletir a respeito. 

Clarice Pessato começou e parou de escrever sua história várias vezes. Como escrever um livro cujo último capítulo não traz um final feliz? Era assim que ela pensava a respeito de não estar andando. E a escrita foi sendo adiada. Quando finalmente retomou o projeto, o resultado foi este: um livro que fala de esperança, força de vontade, superação e, principalmente, de fé. 


"Nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que '... e foram felizes para sempre'. Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer."

E para quem ficou interessado em conhecer todos os detalhes dessa história, uma boa notícia! A autora disponibilizou um exemplar para ser sorteado entre os leitores do blog. Para participar é bem simples: leia as regras no final do post, preencha corretamente o formulário e boa sorte! ;) 



Regras:

- A promoção começa dia 13/07/2016 e termina à meia-noite do dia 13/08/2016;
- O ganhador deve residir ou ter endereço de entrega no Brasil e preencher corretamente o formulário;
- As 3 primeiras entradas do formulário são obrigatórias. As demais, chances extras.
- O contato com o ganhador será feito por e-mail, que deverá ser respondido em até 72 horas. 
- Caso não haja resposta nesse período ou se o ganhador não tiver seguido as regras, perderá o direito ao prêmio e o sorteio será feito novamente; 
- O resultado será divulgado neste mesmo post e nas redes sociais do blog.
- O envio do livro será feito pelo blog e o prazo de envio é de até 60 dias úteis;
- Não nos responsabilizamos por atrasos, danos e extravios dos Correios.
Este sorteio é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita. 


*Livro cedido pela autora para resenha.

27 comentários:

  1. Oi Carla, achei o livro bem interessante e por isso vou participar do sorteio.
    Gostei bastante da premissa, as dificuldades enfrentadas pela protagonista e como ela vai lidar com isso é algo que realmente me deixou curiosa :)
    Beijos

    analopeslima@live.com
    http://ascronicasdeumlivroviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,

    Adoro livros assim, são lições de vida e isso nos dá ânimo, tem que sorrir pq tem pessoas que estão passando pelo pior e por isso gosto deste estilo de livro.
    Vou Participar e doida para ganhar!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. ooi!
    Nossa, o livro me parece ser muito bom! Participando!
    bjs
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei a história importante, gosto de ler essa temática da superação. Não vou participar do sorteio, no entanto, pelo fato de muitas das páginas serem preenchidas com referências à coisas bíblicas e eu perco um pouco da paciência, acho que agarra muito a leitura.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carla.
    Eu não vou participar do sorteio que pelo menos não no momento não vou conseguir ler esse livro. Eu geralmente prefiro ler ficção, então dou preferencia para eles. Mas acho que o livro deve ser lindo. Boa sorte aos participantes.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Carla, se eu vou participar? Sem dúvidas, fiquei curiosa para ler e a resenha apenas me fez aguçar mais. É bem diferente do tipo de livro que estou habituada a ler, mas gosto muito de fugir do comodismo.
    Vou participar, claro.
    Beijos,
    Naty
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista com lançamentos da DarkSide. Participe e escolha o seu.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!
    Parece ser um livro intenso. Que bom que a autora soube dosar isso com uma linguagem simples e um estilo que trouxesse leveza para um tema pesado.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla,
    Adorei a proposta do livro. Às vezes é ótimo ter leituras assim, para dar um choque de realidade. Nessas horas é que onde vemos o nosso limite, graças que ela foi longe.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. oi
    já li esse e é uma boa leitura, a clarisse foi uma guerreira e passou por tantas coisas, teve seus momentos de tristezas, mas também de superação.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Faz algum tempo que quero ler esse livro, no entanto com a falta de tempo acabo passando outras leituras na frente. Sempre gostei de livros com escrita simples, que faz com que a gente se envolva com a escrita, e da para notar que essa escritora soube fazer e muito bem essa amarração, principalmente por ter essa conversa leitor, autor, que tonar a trama ainda mais cativante, quero muito ler esse livro, e espero ter essa oportunidade logo.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Estou doida pra ler esse livro, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  12. Oiê. Achei o livro bem interessante e a capa e o título instigam bem.
    Gostei da sua resenha :D

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  13. boa tarde, tudo bem?
    Este livro parece ser cheio de emoção e muito bonito.
    Acho bacana livros que têm esta profundidade.
    Boa sorte aos participantes do sorteio. :D

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha <3 O livro é completamente inspirador <3
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei a resenha, parece um ótimo livro!

    www.donadegato.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oie Carla =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas a premissa pareceu bem interessante.
    Boa sorte a todos os participantes da promoção =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Parece um livro maravilhoso! Espero conseguir ganhar.

    mclarinha2002@live.com

    ResponderExcluir
  18. Esse tipo de história inspira a gente néh!?!?! As vezes a vida da uma volta e te coloca numa situação inesperada, ai podemos desistir ou lutar... esse tipo de livro ajuda a gente a escolher lutar!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Oláaaaaaa ♥ Também sou daqueles que acreditam que a vida é como um livro com páginas brancas e com cada ato e escolhas escrevemos uma nova página !! Achei a proposta do livro muito legal, bem reflexivo e com lições valiosas, é um livro tocante e real, e aparenta sobre tudo, ser cheio de esperança e amor! ... Aguçou bastante minha curiosidade! E quero muito conhecer a obra. Linda resenha ♥♥

    ResponderExcluir
  21. Oi, Carlinha

    Deve ser um livro muito bonito, cheio de ensinamentos. Não posso nem imaginar como é ter a vida virada de ponta-cabeça de uma hora pra outra!
    Ela encontrou refúgio na religião, né? Muito bacana. E Clarice é o nome da minha mãe também! :)
    Dessa vez eu não vou participar da promo porque, Apesar de ter achado o livro bonito, não curto muito o gênero, então melhor deixar para aquelas pessoas que gostam mesmo!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Ai menina , esse livro é de muita superação e aprendizado!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Carla, tudo bem?
    Esse livro me chama bastante a atenção por contar a história da autora. Tenho certeza de que é um linda história de superação e coragem.
    Mas o fato de conter muitas partes da bíblia e ter um lado um pouco religioso, me afasta :(
    Então boa sorte a todos que irão participar do sorteio =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nossa, faz tempo que eu queri ler esse livro. Amei a resenha, bem detalhada. Continue sempre assim!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo