Para assistir: Tudo o que é sólido pode derreter


Tudo o que é sólido pode derreter é uma série que foi exibida pela TV Cultura em 2009. Ao longo de seus 13 epsisódios conhecemos Thereza, uma estudante do Ensino Médio que adora as aulas de literatura. A cada nova leitura, a menina envolve-se com a trama, relacionando suas angústias, problemas e experiências com as reflexões provocadas pelas obras que está estudando.

Acompanhamos como Thereza lida com diversas situações do dia-a-dia, buscando nos livros as respostas que procura. Em sua imaginação, ficção e realidade se misturam e autores e personagens ganham vida. Cada episódio é intitulado com o nome de importantes obras da literatura de língua portuguesa. Passeamos por O Auto da Barca do Inferno, Os Sermões, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro, Ismália, Quadrilha, Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, Quem Casa quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma.  Os temas são tratados de forma bem leve e divertida e a trilha sonora é super fofa. 

O objetivo não é fazer um resumos das histórias, apenas atualizar no cotidiano seus conteúdos, convidando e instigando quem assiste a conhecer mais desses clássicos que, certamente, não são assim classificados à toa. A linguagem utilizada neles faz muita gente querer passar longe, então essa é uma excelente maneira de ter um contato mais acessível com grandes autores e, quem sabe, se interessar pela leitura dos livros.

Para quem quiser assistir, os episódios completos estão disponíveis no YouTube. Além disso, série é baseada em um curta de mesmo nome e em 2010 virou livro, lançado pela editora LeYa. 


9 comentários:

  1. Que legal! Deve ser tão eu haha Já quero assistir!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ouvido falar dessa série ainda, achei a premissa bem fofa, uma série pra passar o tempo e se divertir acompanhando a jornada dela. Adorei!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!!

    Que legal sua indicação, faz muito tempo que não vejo nada da TV Cultura, mas quando assistia gostava muito de tudo que passava! Adorei vc lembrar dessa série!

    Bjs Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carla.
    Não conhecia ainda. Também acho que nunca assisto esse canal. Mas gostei da dica e vou assistir para ver se me interesso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Aaaaah eu lembro dessa série... Deus uma nostalgia e uma vontade de rever os episódios! Valeu pela dica, por trazer essa série e minhas memórias a tona!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  6. oi
    eu acho que cheguei a assistir alguns episódios, mas nessa época quase nem assistia cultura, era mais mesmo só na hora do almoço para assistir Madelaine, e olha que tinha 18 em 2009.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. AAhh que saudade da minha adolescência *--*
    Não me recordo bem, mas acho que esse foi o primeiro seriado que assisti.
    Tão bom. Bateu saudade.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla!
    Não conhecia essa série, mas adorava as séries da Cultura quando era criança. Vou tentar assistir pelo YouTube.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla!
    Eu não conhecia essa série, na verdade eu quase não assisto séries, é até uma meta de vida conseguir concluir alguma kkk
    Mas achei bem interessante a proposta de aproximar a literatura dos jovens e adolescentes. =)

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo