Resenha: Filha da Floresta (Sevenwaters #1) - Juliet Marillier

Sinopse: O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

Sevenwaters é um lugar mágico. Apesar das constantes brigas por territórios e das mortes que elas causam, esse cantinho da Irlanda abriga Seres da Floresta e um povo que tem uma relação de respeito com a natureza que o cerca. Lá vivem Lorde Colum e seus filhos. Sorcha é a caçula, a sétima filha de um sétimo filho, o que pelos lados de lá possui um significado especial. 

Por terem crescido sem a mãe, que morreu quando Sorcha nasceu, e com um pai ausente e ocupado com a segurança deles e a defesa de seu povo e território, os irmãos desenvolveram uma forte ligação entre si. A caçula é a única menina e, apesar de forte e corajosa, sempre foi muito protegida e cuidada por seus seis irmãos mais velhos. 

A narração fica por conta de Sorcha, que descreve os dias passados ao lado dos irmãos, as aventuras vividas e a liberdade que eles experimentavam. Mas a chegada inesperada de uma mulher muda tudo. Após anos de viuvez, Lorde Colum resolve se casar novamente. A escolhida é Lady Oonagh, que age com doçura na frente do futuro marido, mas não consegue ganhar a confiança dos irmãos. Coisas estranhas começam a acontecer, e apesar dos filhos tentarem alertá-lo, o pai parece completamente enfeitiçado pela mulher.

Até que o pior acontece: Lady Oonagh lança uma maldição terrível sobre os irmãos, apenas Sorcha consegue escapar e agora carrega a responsabilidade de quebrar a maldição e livrar os irmãos do triste destino imposto a eles. Sozinha, longe de casa e desprotegida, a menina terá que seguir regras muito difíceis e dolorosas. O sacrifício é diário, sofrido e dura muito tempo. Ao longo de sua jornada, Sorcha conhece um improvável protetor, alguém que pertence a um povo inimigo do seu. E chegará o momento em que precisará fazer uma escolha.

Sorcha é uma personagem incrível! Começa o livro como uma menina prestes a fazer 13 anos, acostumada a andar sem sapatos e totalmente voltada para suas habilidades de curandeira. Ela já se mostrava forte e decidida, mas as situações pelas quais é obrigada a passar nos fazem ver que aquela força era só uma amostra do que ela é verdadeiramente capaz. O amor entre os irmãos é uma das coisas mais bonitas do livro e fica claro em cada atitude e em cada fala e ainda mais na dedicação exaustiva de Sorcha para dar fim à maldição. 

A construção da personalidade dos personagens é um dos pontos fortes do livro. Apesar de serem muitos, cada um tem uma característica marcante e após algumas páginas já estamos familiarizados com todos eles. Outra coisa a ser destacada é que, embora seja um livro bem grande, Juliet Marillier conduz a trama de maneira que em nenhum momento a história fique arrastada. Momentos importantes, decisivos e de ação acontecem o tempo todo, deixando o leitor o tempo todo atento.

O romance não é o foco do livro, assim como não o é para Sorcha. Tudo o que ela quer é terminar sua difícil tarefa, reunir seus irmãos e voltar para casa. Mesmo quando o amor está perto, não é notado. Mas quando finalmente ganha espaço, é arrebatador.

O livro tem passagens mais pesadas e momentos tocantes, faz o coração apertar uma hora e sentir alívio em outra. As tradições e os detalhes da cultura foram cuidadosamente inseridos, transportando o leitor para um lugar diferente em uma época diferente. Fiquei completamente imersa e envolvida com a história que estava sendo contada como há algum tempo não ficava. A autora deu um desfecho para a situação principal do livro, mas tocou em vários outros aspectos que com certeza ainda serão trabalhados. Terminei a leitura já curiosa pelo que vem pela frente nos volumes seguintes.

Filha da floresta foi uma linda surpresa para mim. Fazia tempo que não lia algo nesse estilo, apesar de gostar, e meu reencontro com essa espécie de "fantasia histórica" foi muito feliz. 

20 comentários:

  1. Que resenha apaixonada! Eu sou louca pra ler esse livro. Acho que até hoje não li nenhuma resenha negativa a respeito dele. Só não li ainda pq a série é longa e eu sou pobre e curiosa. Vou querer comprar todos de uma vez e não vou poder!! Kkkkkk! Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla! Como é bom ter lindas surpresas! Não li ainda o livro, mas já li muita gente que, assim como você, adorou. Minha curiosidade só aumenta!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Só pela capa esse livro já chama minha atenção e sempre que leio alguma resenha dele, é repleto de comentários positivos. Tenho que ler!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sua resenha me deixou muito curiosa. Só não é aquele tipo de livro que eu ficaria louca para comprar de imediato. Mas leria ele sim, beijos ♥️

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  5. Comprei esse livro de presente de aniversário pra eu mesma, e to louca pra ler!
    Sua resenha me deixou mais curiosa

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Comprei esse livro de presente de aniversário pra eu mesma, e to louca pra ler!
    Sua resenha me deixou mais curiosa

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu adoro esse livro e os livros dessa série, recentemente li o 4 agora falta a editora publicar outros dois. A Sorcha é realmente uma ótima personagem e forte, ela passou por tanta coisa. Que bom que gostou dele também.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carla.
    Eu amei esse livro. Foi uma das minhas melhores leituras até agora nesse ano. A capa é maravilhosa e a história igualmente. A Sorcha é um ótimo personagem, pena que os outros livros não são com ela. Mas ainda assim quero muito ler eles.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Nossa parece ser um livro encantador! A resenha está muito boa, eu amei!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla! A Sorcha é uma personagem feminina que sempre recebe elogios em todas as resenhas que li, deve ser uma história bem empolgante a dela. Quero muito conferir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Fiquei bem curiosa com o livro.
    Coitada da menina e dos irmãos, mas mesmo assim o enredo parece viciante. Adorei a capa e a sua resenha.

    tenha uma ótima quinta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Que resenha linda! Estou tentando solicitar esse livro da editora faz tempo, mas nunca consigo T.T acho ele muito cativante, mal posso esperar para ler!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que resenha maravilhosa! Amei sua indicação.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carla!
    O universo conspira pra eu começar logo a ler essa série.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de saber do que se trata Filha da Floresta. A personagem parece ser forçada a crescer dentro de um pequeno prazo e tomar as rédeas para que a paz volte a reinar. As tradições também me chamaram atenção! Ótima resenha :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que super resenha!

    Lua xx
    Meu Mundo da Lua - FanPage
    (agora já temos a opção para se inscrever no feed do blog, te esperamos lá)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carlinha, tudo bem?

    Já perdi a conta de quantas resenhas positivas já li sobre este livro e sobre os outros da série.
    Eu tenho muita vontade de ler, mas são muitos livros e eles são bem grandinhos, então eu vou adiando, adiando, adiando...
    Todo mundo elogia a Sorcha e o relacionamento dos irmãos, deve ser muito bonito de ver mesmo.
    Que bom que esse seu reencontro foi tão legal! Um dia eu lerei e espero gostar também!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook


    ResponderExcluir
  18. Oi Carla,
    Eu sempre associo essa série a Outlander.
    Parece o tipo de história que se eu ler, vou amar tanto quando amo Outlander, rs. Já coloquei na lista e a vontade de ler só cresce.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Carla!
    Ai, faz um século que quero ler esse livro! E sua resenha fez voltar a minha vontade... Preciso comprar essa série logo, parece ser ótima.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. Sempre achei a capa desse livro lindo e sempre fiquei com aquela vontade de ler. Só não sei quando irei fazer isso.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo