Falando de... listas


Lista de compras, lista de prós e contras, lista de nomes, de sonhos, de metas... Listar itens em uma folha pode ajudar a tomar uma decisão, deixar metas sempre à vista e evitar que coisas sejam esquecidas. 

Eu tinha o hábito de anotar em um caderno todos os livros que lia e os que queria ler e fazia o mesmo com os filmes. Já faz um tempo que me rendi ao Skoob e ao Filmow, mas continuo adorando fazer listas de outras coisas, esta coluna do blog é um exemplo disso.

Quem nunca fez uma listinha? Os personagens dos livros de hoje já, por diferentes razões. Olha só:


A lista - Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

A lista de Brett - Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.

A lista negra - E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.



A playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Tão insano quanto você - Darren, personagem principal, é um garoto de 15 anos que tenta lidar com os dilemas diários de um adolescente - pais separados, a mãe que está praticamente sempre viajando, o melhor amigo vivendo longe, o irmão morando fora de casa devido à faculdade, problemas com sua auto-imagem e dúvidas de como se relacionar com o sexo oposto. O garoto nem chegou a imaginar que mais um aspecto, para ele muito relevante, entraria nessa lista. Quando o pai de Darren aparece em sua cozinha, em uma manhã qualquer, comendo donut de chocolate, mal sabia o menino que nos próximos segundos a revelação que deixaria seu mundo ainda mais de cabeça para baixo chegaria. A linguagem direta e sem rodeios e os detalhes das listas fazem das 654 páginas do livro algo único e diferente de tudo já visto em um enredo que relata o drama adolescente.

Naomi & Ely e a Lista do Não-Beijo - A quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não-beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. A lista do não-beijo protege a amizade e assegura que nada vá abalar as estruturas da fundação Naomi & Ely. Até que... Ely beija o namorado de Naomi. E quando há amor, amizade e traição envolvidos, a reconciliação pode ser dolorosa e, claro, muito dramática. 


Nove regras a ignorar antes de se apaixonar - A sonhadora Calpúrnia Hartwell sempre fez tudo exatamente como se espera de uma dama. Ainda assim, dez anos depois de ser apresentada à sociedade, ela continua solteira e assistindo sentada enquanto as jovens se divertem nos bailes. Callie trocaria qualquer coisa por uma vida de prazeres. E por que não se arriscar se, aos 28 anos, ela já passou da idade de procurar o príncipe encantado, nunca foi uma beldade e sua reputação já não lhe fará a menor diferença? Sem nada a perder, a moça resolve listar as nove regras sociais que mais deseja quebrar, como beijar alguém apaixonadamente, fumar charuto, beber uísque, jogar em um clube para cavalheiros e dançar todas as músicas de um baile. E depois começa a quebrá-las de fato. Mas desafiar as convenções pode ser muito mais interessante em boa companhia, principalmente se for uma que saiba tudo sobre quebrar regras. E quem melhor que Gabriel St. John, o marquês de Ralston, para acompanhá-la? Afinal, além de charmoso e devastadoramente lindo, ele é um dos mais notórios libertinos de Londres. Contudo, passar tanto tempo na companhia dele pode ser perigoso. Há anos Callie sonha com Gabriel e, se não tiver cuidado, pode acabar quebrando a regra mais importante de todas – a que diz que aqueles que buscam o prazer não devem se apaixonar perdidamente.

Dez coisas que aprendi sobre o amorPor quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

Como viver eternamente - Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.


*Sinopses retiradas do Skoob.

17 comentários:

  1. Às vezes eu ainda faço listas, mas só do que eu tenho pra fazer no dia ou na semana, porque senão eu esqueço hahaha. Desses, já li A lista de Brett, A lista negra, e Nove regras a ignorar antes de se apaixonar, e gostei bastante dos três. Adorei o seu post! Listas são sempre válidas :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cara, quantos livros que eu quero ler <3 em especial A lista Negra, que está aqui aguardando lindo aqui na estante.
    Também curtia muito ir anotando os livros que gosto, mas o Skoob facilita demaisssss haha o Filmow também, em especial para não esquecer os filmes que quero ver.

    Ótimas indicações de livros, só não conhecia o Tão insano quanto você.

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! LI quase todos e exceto por Dez Coisas Que Aprendi que não gostei, os outros eu amei. O único que não li e também não conhecia é Tão Insano Quanto Você e vou já adicionar na lista de desejados.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, tudo bem?

    Eu achei o tema do post muito inteligente! Eu tb adoro fazer listas, principalmente para não esquecer as coisas, não confio mais na minha memória.

    Dos livros citados eu amei Nove Regras, é um dos meus preferidos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla!
    Eu também anotava todos os livros que lia, quando ainda não havia me rendido ao Skoob.
    Desses, eu li A Playlist de Hayden e Nove Regras.
    Quero muito ler A Lista Negra e Tão Insano Quanto Você, que não conhecia.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. eu faço listas dos livros que ainda quero ler rsrsrs
    a lista sempre fez parte da vida das pessoas e como nas tramas acima foram decisivas para traçar objetivos, nortear ações e também por surpreender
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carla.
    Nossa achei o post super bacana, eu também amo fazer listas. Mas ultimamente por falta de me organizar melhor tenho uma pilha de livros lidos que precisam ser postado no Skoob.
    Fiquei bem interessada pelo livro Tão insano quanto você, espero conseguir lê-lo em breve.
    Beijos
    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  8. Me frustrei um pouco com o Skoob. Não sei se é meu login, mas simplesmente fecha sozinho e não salva minhas resenhas. Vamos ver se melhora kkkk adoro fazer listas, no papel mesmo. Beijos ♥️

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  9. Uau, amei todas suas indicações. Já anotei na minha lista! hahahaha ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi
    gostei do poste, desses ai só li a playlist de Hayden e quero ler os três primeiros do poste + Noves regras para se ignorar antes de se apaixonar.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carla.
    Eu tenho listas hehe. De livros que vou comprar, de livros que quero ler e por ai vai hehe. Adorei essa postagem e já li alguns que você citou. Nove regras, A lista e A lista de Brett são meus favoritos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho tanta lista, que já estou ficando doida rsrs amei esse post.
    Bjs!
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla, adorei a Lista... hehe.. nem me lembrava que todos este tinham em comum listas... um personagem que ama listas é a Mia de O diário da Princesa... Aprendi com ela a fazer listas haha

    Beijos
    Fran
    http://www.diariodeleitoracompulsiva.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Morro de curiosidade de ler A LISTA de Cecelia Ahern, dizem ser uma obra bem gostosa de se ler! A LISTA DE BRETT é meu chick lit favorito <3
    Tenho o hábito de listar meus livros lidos, pois, mesmo tendo aderido ao skoob, sou meio lerda e acabo deixando-o desatualizado rsrs...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carlinha

    Eu tenho listas de livros a serem comprados e carrego na minha bolsa para o caso de entrar em uma livraria. Tenho na aba "desejados" do Skoob também, mas a gente nunca sabe se vai ter 3G! Hahahahhaha
    Não li nenhum dos livros mencionados, mas tenho o da Sarah MacLean. Quero ler A Lista e A Lista Negra, só vejo resenhas maravilhosas sobre eles.


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carla
    Adorei o post! Os únicos que li da sua lista foi "A playlist de Hayden" e "Dez coisas que aprendi sobre o amor". Com exceção de "Tão insano quanto você", eu queria ler todos os demais. Adoro livros assim com listas, e também me rendi ao Skoob e ao Filmow. Muito bom!

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  17. Eu também amo fazer listas. Listas de filmes, animes e livros que eu quero ler. Ideias para posts, trabalhos escolares, coisas do inglês e etc. E amo livros com essa temática.

    Sou doida para ler a lista negra e já li Naomi e Ely. É bem fofinho. <3

    Vou até aproveitar para colocar alguns do post na minha listinha, hahaha.

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo