Falando de... Halloween #2


Halloween, Dia das Bruxas, tanto faz o nome. O que importa mesmo é que a noite mais assustadora do ano chegou. A data não é tão comemorada por aqui, mas em países como os Estados Unidos, por exemplo, hoje é o dia em que fantasias divertidas e criativas se misturam com as de bruxas, zumbis, vampiros e outras criaturas que dão medo em muita gente. 

E é claro que a literatura não deixa a festa passar em branco. A lista de hoje traz alguns livros ambientados no famoso 31 de outubro. 


A árvore do Halloween - Na noite do dia 31 de outubro, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, oito garotos vestem suas fantasias e saem às ruas em busca de Gostosuras ou Travessuras. Ao perceberem o desaparecimento de um nono integrante, o grupo decide explorar a casa mal-assombrada do outro lado da imensa ravina. Nos fundos da propriedade, eles descobrem uma gigantesca e magnífica árvore, repleta de abóboras de diferentes tons, formas e tamanhos. Em cada uma delas, há um rosto talhado. Eles nem imaginam o que estão prestes a conhecer. A trama, por meio de metáforas e personagens históricos, dá uma aula a respeito desta data tão comemorada ao redor do planeta. Os jovens, na perseguição pelo amigo desaparecido, viajam pelo tempo, passando pelo Egito Antigo, pela Grécia dos filósofos, e pela Paris medieval, aprendendo as origens do Halloween, bem como o porquê do terror, das mortes e das assombrações associados a ele. 

A noite das bruxas - Durante os preparativos de uma festa de Halloween, na pacata cidadezinha inglesa de Woodleigh Common, a adolescente Joyce Reynolds vangloria-se de ter, certa vez, presenciado um assassinato, sem citar nomes. Ninguém acredita na história, pois a menina era famosa por suas mentiras. Por coincidência ou não, a jovem é morta na mesma noite, durante a festa. Chocada com o terrível crime, uma das convidadas, a escritora Ariadne Oliver, pede ao famoso detetive Hercule Poirot, seu amigo, que descubra quem é o assassino.


 



Rua do Medo - Festa de HalloweenUm envelope tarjado de negro. Dentro aparecia um caixão onde estava escrito "Reservado para você". Alguns alunos da Universidade de Salém receberam o convite. Ficaram surpresos, é verdade. Quase assustados, até. Parecia muito sinistro. Mas logo concluíram que não podia ser diferente. Acabaram concordando, inclusive, que era absolutamente perfeito para uma festa das bruxas na mansão Cameron, abandonada há anos. Justine, a nova moradora, era a anfitriã. Alta, linda, corpo perfeito, olhos verde-jade, ninguém conseguira conhecê-la bem. Parecia distante, inatingível. Talvez por isso o espanto da turma com a notícia da festa. A lista também permanecia um enigma para todos, pois reunia um grupo que não combinava em nada. Terry e a namorada, Niki, por exemplo, não conseguiam entender por que tinham sido convidados. Mal conheciam Justine Cameron, a misteriosa aluna transferida de outro colégio. Mesmo assim, resolveram ir. E viveram uma noite maravilhosa, cinematográfica. Uma superprodução com direito a teias de aranha, esqueletos de papelão, bruxas e morcegos voando, um enorme caldeirão soltando bolhas de fumaça verde, o caixão negro e brilhante servindo como mesa para o bufê. Comida, música, luzes, surpresas, jogos. Justine tinha pensado em todos os detalhes. No auge da animação as luzes se apagaram. Nada a estranhar em se tratando de uma comemoração de Halloween. Mas quando a energia voltou, lá estava aquele corpo no chão. Seria apenas uma brincadeira? Então, por que Niki não conseguia relaxar? Quando finalmente perceberam que não tinha nada de engraçado, ela e o namorado viveram momentos de puro terror.

Charlie Brown e a Grande Abóbora de Halloween - Neste episódio clássico, a turma de Charlie Brown comemora mais um Halloween e, mantendo a tradição, Linus espera convicto pela Grande Abóbora. Enquanto isso, o resto do pessoal vai para uma festa, mas alguns convidados resolvem usar fantasias bem estranhas… O leitor vai se divertir com a criatividade de Snoopy e com o pobre Linus, que mais uma vez vira a piada do bairro.


Gostosuras, travessuras ou livros? =P


*Sinopses retiradas do Skoob.

11 comentários:

  1. O estranho mundo de jack é o amorzinho da minha vida. Adoro halloween, melhor época do ano, mesmo sendo pouco comemorado aqui. Eu preciso ler os outros livros desse post, vou super pesquisar.

    Beijos!!!

    Camila Nasc | Books click
    www.booksclick.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carla!
    Não sabia que O Estranho Mundo de Jack tinha mangá. Já quero!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla.
    Apesar da maioria das pessoas gostarem do Halloeen não é uma data que eu comemore.
    Ainda assim gosto muito do O Estranho Mundo de Jack.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carlinha
    Adooooro Halloween! Sou doida pra passar a data nos EUA alguma vez na vida. O Estranho Mundo de Jack eu não sabia que tinha mangá, mas adoro o filme. Esse livro do Charlie Brown é uma fofura, eu tenho. Tem também o episódio do desenho com essa história, você já viu? É um dos meus preferidos.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla!
    Não sou de comemorar muito o Halloween, mas é uma data bem empolgante,gostei bastante da capa do '' A árvore do Halloween ''

    Abraços;**
    http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Carla.
    Adorei as dicas. A Árvore do Halloween eu já tinha anotado que li uma resenha dele ontem e fiquei doida para ler. O da Agatha eu já li e sou suspeita para falar porque sou fã dela.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla, eu adorei a lista! O estranho mundo de Jack eu só vi o filme, mas adoraria ler o livro! E Charlie Brown e a Grande Abóbora de Halloween também <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carla. =)
    Meina eu acho tao linda a comemoração do Halloween lá fora, acho mágico como é feita a preparação de fantasias e toda aquela coisa dos doces e travessuras...
    Aqui realmente não é tão interessante, confesso que não me interesso muito e nem me animo com a data.

    Obrigado pelas dicas de livros. Só conhecia o de Charlie Brown.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla!
    Desses eu queria muito ler A noite das Bruxas da Agatha Christie,parece ser ótimo!
    Bem que a data podia ser comemorada aqui no Brasil tbm né? haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla! Li A Árvore do Halloween semana passada e curti bastante. É uma aventura juvenil curtinha e mirabolante, achei bem divertida.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Amo R.L. Stine, mas, ainda não tive oportunidade de ler esse livro.😕 Adoro essa série rs

    www.belezaculta.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo