Resenha: Essa luz tão brilhante - Estelle Laure

Sinopse: O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã. Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la. Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido. Essa luz tão brilhante é a história de uma garota que descobre uma grande força dentro de si enquanto aprende que a vida e o amor podem ser imprevisíveis, assustadores e maravilhosos – tudo junto e misturado.

Aos 17 anos ela poderia se preocupar somente com a escola, sonhar com o futuro e passar o tempo livre se divertindo com as amigas. Mas as coisas não são assim para Lucille. Desde o dia em que o pai surtou e foi internado, sua vida virou de cabeça para baixo. Como se não fosse o bastante ter que lidar com isso, sua mãe disse que precisava de umas férias de tudo, mas que em breve voltaria. O problema é que o tempo passou, o dinheiro acabou e sua mãe não apareceu nem deu qualquer notícia. Além de ter que se virar para manter tudo em ordem, Lucille precisa ainda cuidar de sua irmã de 9 anos, Wren.

Para a sorte de nossa protagonista, ela não está sozinha. Eden, sua melhor amiga desde a infância, faz o que pode para ajudar a menina. Quando Lucille consegue emprego em um conhecido restaurante da cidade, Eden passa a tomar conta de Wren nas noites em que a amiga trabalha. Quando isso começa a atrapalhar seu desempenho nas aulas de balé, Digby, seu irmão gêmeo, assume o posto. 

A vida de Lucille não precisava de mais complicações, mas elas chegam sem aviso. É que Digby, aquele que ela conhece desde sempre e que até pouco tempo era só mais um garoto entre os demais, passa a fazer seu coração bater mais rápido. Estaria tudo bem, se não fosse pelo fato do rapaz ser comprometido há anos, gostar muito da namorada e ter grande parte de seu futuro planejado com ela. Quando está sozinha com Digby, Lucille começa a perceber alguns sinais que podem indicar que ele também está interessado por ela. Será que é real? E a namorada dele? Digby não parece nem perto de terminar o namoro e muito menos é o tipo de cara que trai... Bom, pelo menos esse tipo de preocupação é o esperado para meninas de 17 anos.

Lucille é uma personagem que nem sabe a força que tem. Mas isso não passa despercebido pelo leitor nem pelos demais personagens. A bagunça em que sua vida se transformou poderia ser paralisadora, mas, ao contrário, faz a adolescente ir à luta. Os momentos de fragilidade e desespero existem, mas sua vontade de fazer tudo dar certo são maiores que eles. 

A forma como ela cuida da irmã, como se esforça para que nada falte a ela e como tenta protegê-la de tudo o que está acontecendo é muito tocante. Wren é mais do que sua irmãzinha, é a única coisa boa que sobrou de sua família despedaçada. O risco das duas serem separadas e mandadas para um abrigo existe e é o seu maior medo, por isso ela tenta o tempo inteiro esconder dos adultos a verdadeira situação em que se encontram.

Eden e Digby são verdadeiros presentes. Ela é a amiga parceira e conselheira, tem sempre uma citação na ponta de língua para cada situação. Ele é o bom rapaz, tranquilo e gentil. Os dois são os únicos que sabem abertamente tudo o que está acontecendo e não poupam esforços para ajudar Lucille. A amizade e a dedicação deles é muito bonita. Eles não são os únicos a ajudar, há ainda um mistério em torno de quem anda enchendo os armários da cozinha e cuidando do jardim quando ninguém está em casa. 

A carga dramática do livro aumenta com um acontecimento inesperado. Lucille precisa lidar com mais uma situação delicada. Mas é incrível como mesmo com toda a intensidade o livro não deixa de ser uma leitura leve e totalmente envolvente, daquelas que a gente consegue devorar em poucas horas. Não é meloso nem apelativo, é simples. E ainda assim é capaz de emocionar. 

O final não traz todas as respostas. Um desfecho fica subentendido, mas outras questões importantes ainda precisam ser concluídas. Talvez mais para satisfazer a curiosidade do leitor do que para a própria Lucille, que cresceu e aprendeu tanto com tudo que viveu. O livro terá continuação e torço para que as respostas estejam nele, já que estou entre os leitores curiosos.

Essa luz tão brilhante é uma bela história de amizade, crescimento e superação. Em suas poucas páginas, mostra como o cuidado com o outro é importante, que pessoas boas ainda são a maioria e que existe amor e beleza em meio ao caos.


*Exemplar cedido pela editora.

13 comentários:

  1. Que resenha linda! <3 Estou tão curiosa com esse livro. Aliás, que capa maravilhosa é essa?! Não sabia que o livro teria continuação, mesmo ainda sem ler, fico feliz em saber :D

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um bom livro, mas não fiquei com vontade de ler.
    Gostei de sua resenha, apesar de ter drama, passa um mensagem bonita.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou muito curiosa para conhecer a obra. A história de Lucille parece ser intensa de maneira que prende a atenção do início ao fim. Quero muito saber tudo o que acontece com ela e como ela vai lidar com tudo.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla.
    Fiquei bem animada com sua resenha até chegar no final e ver que terá continuação e algumas coisas irão ficar para o próximo livro, sou daquelas que não aguenta a curiosidade, só leio livros com continuação quando já tenho todas rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu li o livro e mal posso esperar pela continuação <3 Quero muito! A historia é muito amor e nos faz pensar em como podemos ser fortes em nem sabermos disso.
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu estou louca querendo ler esse livro, a história parece ser bem envolvente e a coitada da protagonista parece lutar bastante para proteger a irmã.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla! A história parece ser bem bonita e cheia de momentos comoventes, eu não tinha dado muita atenção para o livro e agora me arrependi de não ter adquirido para leitura. Mas como teremos um segundo, acho que vou esperar o lançamento para ler de uma só vez.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Gostei. Me parece que a história nos traz muitos ensinamentos sobre amizade principalmente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    HAHA por algum motivo a primeira vez que vi esse livro, achei que fosse autoajuda. Mas, ele parece ser como, pois a ler sua resenha notei que a narrativa transmite belas mensagens, principalmente sobre amizade. Adoro histórias assim. Amei a dica.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla!
    Me arrependo de ter ignorado esse livro quando tive oportunidade de adquiri-lo. Parece uma leitura que eu vou gostar muito.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla!
    Já tinha visto o livro mas ainda não conhecia a história dele... Agora me arrependi de não ter pedido ele antes, parece ser ótimo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carla,

    Adorei a resenha, e estou louca para ler este livro desde que li a sinopse e esta capa é linda. Saber que o final fica um tanto em aberto traz uma curiosidade maior, e acho que vou esperar a continuação haha

    Beijos
    Fran
    http://www.diariodeleitoracompulsiva.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo