Resenha: Entre umas e outras - Julia Wertz

Sinopse: Nesta inebriante graphic novel autobiográfica, Julia Wertz (criadora da cultuada HQ The Fart Party) documenta o ano em que decidiu ir embora de São Francisco, sua cidade natal, para ganhar as ruas desconhecidas de Nova York. Mas não se engane: esta não é aquela história manjada de redenção da jovem que supera todas as adversidades ou bobagens desse tipo. É um livro pra lá de engraçado às vezes incisivo, é verdade , repleto de ilustrações divertidas, de um humor ácido e de muita autodepreciação. De quadrinho em quadrinho, Wertz passa por quatro apartamentos toscos, sete empregos sofríveis, problemas familiares, viagens fracassadas e uma infinidade de garrafas de uísque.

O enredo você talvez já conheça: jovem de vinte e poucos anos deixa pra trás o lugar onde morou desde sempre para tentar a vida em uma cidade diferente. Um tropeço aqui, outro ali, tudo se ajeita e fim. Mas não é bem assim que as coisas funcionam em Entre umas e outras...

A jovem é Julia Wertz, que em 2007 muda-se de São Francisco para Nova York para tentar fazer deslanchar sua carreira como quadrinista. E o que encontra no endereço novo é uma sucessão de erros, trapalhadas, situações constrangedoras, apartamentos ruins e empregos piores ainda. 



Em quadrinhos cheios de sinceridade e humor ácido, Julia divide com o leitor cada detalhe de seus dias, desde a dificuldade de se encontrar no metrô de Nova York, passando pela tentativa quase desastrosa de instalar um ar condicionado sozinha até as vezes em que perdeu a carteira. Ela não tem medo de se expor nem de mostrar seus "fracassos" e não há nenhuma tentativa de enfeitar a realidade.

Nas páginas ainda há espaço para momentos mais reflexivos da autora, que é mais introspectiva e gosta de ficar sozinha. Em alguns momentos sua companhia preferida é o álcool. A relação com sua família também é explorada, principalmente a preocupação com o irmão dependente químico. 

Estamos muito acostumados a ler histórias sobre adolescentes e suas dificuldades. Mas os primeiros anos da vida adulta também são nada fáceis. Fazemos muitos planos para nossa vida, imaginamos nossa carreira, nossa casa, mas nem sempre as coisas saem como planejadas. Às vezes precisamos aceitar um emprego ruim que garanta nosso sustento antes de conseguirmos aquele dos nossos sonhos ou alugar um cubículo antes de conquistarmos nosso canto. Ver as coisas seguidamente dando errado até que comecem a dar certo é algo comum entre os jovens adultos, e Julia Wertz retrata isso muito bem em seus quadrinhos.

O número de situações bizarras na vida de Julia é enorme, mas ela não perde a capacidade de rir de si mesma, de fazer piada a respeito da própria falta de sorte. Mesmo que você não tenha passado pela quantidade de coisas estranhas que ela passou, certamente vai se identificar com uma coisa ou outra (quem nunca se trancou fora de casa?) e principalmente com o tema universal que é a transição para a vida adulta. 



*Livro cedido pela editora.

7 comentários:

  1. Oi Carla!

    Poxa que bacana essa HQ! Gostei dos temas abordados e rir de si mesma é sempre um ótimo remédio! Vou colocar Entre umas e outras... na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, esse HQ parece ser ótimooooooooo.
    Já estou seguindo seu blog, se puder seguir de volta, agradeço.

    ✯ Blog Diamante Turquesa ✯ ✯ Instagram ✯ ✯ Siga o blog clicando aqui ✯

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla!
    =)
    Eu já ouvi falar sobre essa HQ, mas só aqui no seu blog li sobre ela e adorei o que li. As ilustrações são lindas, e suas considerações super valeram. Fiquei tentado a ler. Estou apostando mais nesse tipo de leitura também e comecei com Persépolis.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, Carlinha! Ultimamente tenho me aventurado pelo mundo das HQ's. A editora Nemo tem me ajudado muito com esses lançamentos incríveis. Já leu Placas Tectônicas? É ótimo! Eu já tinha ouvido falar da Julia Wertz, mas ainda não li Entre umas e Outras. Me identifiquei com os dois quadrinhos que postou e com as observações que fez a respeito do livro, então já sabe que vou ler né??? rsrsrsr
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oii Carla

    Que livro delicioso de conferir, amo histórias gráficas e esse humor misturado com realismo sempre me encanta porque a gente acaba se identificando com algumas situações e terminamos rindo de coisas que nós mesmo passamos. O lance de perder a carteira...puff, já aconteceu comigo mais de uma vez... desesperador.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla!
    Achei essa HQ super fofa. Com certeza vou me identificar com algumas situações.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  7. OI Carla! Faz um tempinho que estou de olho nesta HQ, sua resenha dó veio confirmar que vale a pena ser lida. Realista e sincera.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo