Falando de... praia



Ah, o verão... Apesar de carioquíssima, confesso que prefiro o aconchego dos dias frios. Mas, mesmo com a sensação de que lá fora existe um sol para cada um de nós e do suor que insiste em surgir no segundo em que saímos de um banho frio, a estação tem seu encanto e seu charme. O céu parece mais azul, o mar fica mais convidativo, muitas pessoas estão de férias... Pegando carona no clima, o tema da lista de hoje é praia.

Os personagens dos livros escolhidos estão passando o verão em alguma cidade litorânea, moram em pequenos paraísos ou viajam até eles para repensar a vida, colocar as coisas em ordem. Seja lá qual for o caso, areia branca e mar azulzinho não faltam nestas páginas:



Ah, o verão! - Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!

Baía da Esperança - Liza nunca conseguiu fugir do passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela ao menos encontrou a liberdade e a segurança que procurava se não para ela, para sua filha pequena, Hannah, até que Mike Dormer se hospeda no hotel que Liza administra com a tia. Um perfeito cavalheiro inglês, com roupas elegantes e olhar sério, Mike pode significar o fim de tudo que Liza trabalhou arduamente para proteger: não apenas o negócio da família e o lugar que tanto gosta, mas principalmente a convicção de que ela nunca amaria nem seria digna de amor outra vez.

A caminho do verão - Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.




A filha perdida - O terceiro romance da autora que se consagrou por sua série napolitana acompanha os sentimentos conflitantes de uma professora universitária de meia-idade, Leda, que, aliviada depois de as filhas já crescidas se mudarem para o Canadá com o pai, decide tirar férias no litoral sul da Itália. Logo nos primeiros dias na praia, ela volta toda a sua atenção para uma ruidosa família de napolitanos, em especial para Nina, a jovem mãe de uma menininha chamada Elena que sempre está acompanhada de sua boneca. Cercada pelos parentes autoritários e imersa nos cuidados com a filha, Nina parece perfeitamente à vontade no papel de mãe e faz Leda se lembrar de si mesma quando jovem e cheia de expectativas. A aproximação das duas, no entanto, desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças da própria vida — e de segredos que ela nunca conseguiu revelar a ninguém. No estilo inconfundível que a tornou conhecida no mundo todo, Elena Ferrante parte de elementos simples para construir uma narrativa poderosa sobre a maternidade e as consequências que a família pode ter na vida de diferentes gerações de mulheres.

O verão que mudou a minha vida - A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...

Mentirosos - Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.




Pensei que fosse verdade - Gwen Castle nunca quis tanto dizer adeus à sua ilha natal quanto agora: o verão em que o Maior Erro da Sua Vida, Cassidy Somers, aceita um emprego lá como faz-tudo. Ele é um garoto rico da cidade grande, e ela é filha de uma faxineira que trabalha para os veranistas da ilha. Gwen tem medo de que esse também venha a ser o seu destino, mas, justamente quando parece que ela nunca vai conseguir escapar do que aconteceu – ou da ilha –, o passado explode no presente, redefinindo os limites de sua vida. Emoções correm soltas e histórias secretas se desenrolam, enquanto Gwen passa um lindo e agitado verão lutando para conciliar o que pensou que fosse verdade – sobre o lugar onde vive, as pessoas que ama, e até ela mesma – com o que de fato é.

O bangalô - Verão de 1942. Anne tem tudo o que uma garota de sua idade almeja: família e noivo bem-sucedidos. No entanto, ela não se sente feliz com o rumo que sua vida está tomando. Recém-formada em enfermagem e vivendo em um mundo devastado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Anne, juntamente com sua melhor amiga, decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora. Lá ela se depara com outra realidade, uma vida simples e responsabilidades que não estava acostumada. Mas, também, conhece o verdadeiro amor nos braços de Westry, um soldado sensível e carinhoso. O esconderijo de amor de Anne e Westry é um bangalô abandonado, e eles vivem os melhores momentos de suas vidas... Até testemunharem um assassinato brutal nos arredores do bangalô que mudará o rumo desta história. A ilha, de alguma forma, transforma a vida das pessoas, e este livro certamente transformará você.

Um romance grego - Era na encantadora Erikousa que Daphne costumava passar as férias na infância e na adolescência. Agora, adulta, viúva e prestes a se casar novamente, a renomada chef deixa a agitada vida em Nova York e retorna à pequena ilha grega para cuidar dos preparativos do casamento, a ser realizado em duas semanas. Filha de imigrantes que foram buscar uma vida melhor nos Estados Unidos, aos poucos Daphne se entrega à vida tranquila do lugar, regada a almoços servidos sob a oliveira no pátio da casa da avó. O contato com velhos conhecidos, suas lembranças dos verões passados na ilha e as visitas de Yianni, um pescador quarentão misterioso, levam Daphne a conhecer segredos nunca imaginados sobre sua família e conduzem a trama a um desfecho surpreendente.

32 comentários:

  1. Oi, Carla!
    Desses, me recomendam muito Mentirosos.
    Fiquei interessada em Um Romance Grego também.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla!!! Adorei seu cantinho e suas dicas... verão com leitura fica bem melhor né?? E para minha surpresa encontro na lista "Mentirosos", um dos meus livros favoritos S2
    Adorei!

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla,

    Fiquei encantada com o seu blog e gostei muito do livro An, O verão! Fiquei super interessada para saber o final.. :)

    Um beijo e ótimo final de semana.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda! Volte mais vezes! ;)
      Ótimo final de semana pra você também.

      Excluir
  4. Ahhh, que livros incríveis. Eu quero ler todos!! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, tudo bem?

    Dos livros citados, não li nenhum. Mas já vi uns dois posts parecidos com esse e estão sempre recomendando "Ah, o verão!", "Baía da Esperança" e "Mentirosos". Estou bem curiosa em relação a essas obras!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla! Adoro ler estes livros nessa época, tenho mania de combinar livros com estações. Mentirosos eu AMO, tem um final brilhante.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!!
    Adorei a ideia do post!!
    Tem 4 da sua lista que eu desejo ♥

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carla.
    Eu odeio calor, prefiro mil vezes o frio hehe. E também não sou muito fã de praia, tenho pavor de Sol e areia em mim hehe. Desses eu já Ah, O Verão!, O Bangalô e Mentirosos. E todos os três são ótimos. Tenho muita vontade de ler Baia da Esperança.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Helloo, Carla! Tudo numa nice?!
    Ah, eu também moro próximo a uma cidade litorânea e sou do nordeste. Mas detesto com todas as forças o calor - que parece ter aumentado exponencialmente esse ano - e não gosto muito do verão. Prefiro o inverno, chuva, dias nublados, edredons e essas coisas - apesar de eu nunca usar edredom porque não faz frio aqui ahahaha, mas você entendeu a ideia. *-*
    Anyway, eu gosto de ler livros que se passem no verão para intercalar as estórias. Quero ler A Caminho do Verão da Dessen porque eu gosto demais dessa autora e quero ler o máximo de livros possíveis dela. Eu li Mentirosos e gostei bastante, fiquei surpreendida com o desfecho e tudo o mais. Li o livro da Jenny Han O Verão que mudou a minha vida e não gostei de verdade.
    Mas enfim, essa lista tem boas leituras que vou acrescentar na minha lista.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla! Tudo bom?
    Menina, high five \o não aguento mais esse calor, eu só quero dizer adeus pra ele e até nunca mais UHASUHASASUHASUHASUH
    Adorei esse post! Dos livros citados já li Pensei que fosse verdade e amo mais que lasanha, narrativa lindinha da Huntley tem meu coração <3
    Anotei alguns títulos porque fiquei bem curiosa!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla.

    Adorei sua lista.
    E, acredita?, não li nenhum livro dela. Ainda.

    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla!
    Eu detesto calor, por isso nem penso em ir a praia nesses dias, ainda mais que não tenho férias nessa época.
    Da sua lista só li A caminho do verão, gostei dele!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi! Gostei muito das dicas, quero ler o bangalô e baía da esperança. Eu prefiro o frio também, calor é insuportável hahaha Bjos ♥️

    Clickliterarioblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Gostei das dicas, desse eu já li "Mentirosos" gostei muito!!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  15. OI Carla!!

    Não sou muito de praia, mas ADOREI o tema! Super combina com o verão!! Quero ler Um romance grego e A caminho do verão!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi! Alguns destes títulos eu conheço mas nunca li. O único que realmente dei chance foi A caminho do verão e não gostei por causa da personagem principal que não era muito agradável, mas vou tentar ler alguns destes nessas férias!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  17. Oi
    livros que se passam no verão e prai, queria uma praia por perto nesse calor e pior que não tenho nem um livro aqui que se passe nesse ambiente nem que for pra imaginar.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla,
    Quero muito ler 'O Verão que mudou minha vida', está há tempos na minha lista e eu sempre adio a compra.
    O único problema é que é uma série, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carla
    Não li nenhum desses livros acredita? haha
    Confesso que ainda não conhecia esse da Sarah Dessen, mas adorei conhecer. Um romance grego também parece ótimo.

    ResponderExcluir
  20. oi Cá!
    Da sua lista o meu livro Favorito da vida é Os Mentirosos. Esse livro é só amor! <3

    Bjs!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas Carla!
    Desses eu só li Ah o verão que foi muito legal *-* Me interesso tbm por Um verão que mudou a minha vida :)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei as indicações!
    Eu só li "Mentirosos" e gostei bastante! Eu já vi que os outros não são exatamente do mesmo estilo, mas sei que vou gostar! Eu já sei que adoro a Sarah Dessen e a Jojo Moyess, então seriam boas escolhas para eu começar, né?
    Beijos!
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  23. Oi Carla, tudo bem?
    Adorei a lista e suas sugestões!
    Quero ler Baía da Esperança, e Mentirosos está na lista desde o ano passado! Desse ano não passa. ;)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  24. Que Maravilha de Post, eu quero ler o Bangalô, parece ser muito bom, e essa capa está divina. adorei o post beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Menina... Fui hoje pra praia e voltei preta hahaha. Esse calor é péssimo de suportar, mas se for pra pegar uma corzinha, até tá valendo.
    Desses, já li A Caminho do Verão, que gostei bastante, e Baía da Esperança, que não gostei nadica :( tenho interesse em ler os outros que você citou!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Carla, tudo bem?
    Adorei seu cantinho....acredita que ainda não li nenhum desses livros?
    Más a dica tá anotada, amei o post!

    Beijocas 😘

    💞Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  27. Olá Carla, tudo bem?
    Amei a lista apesar de só ter lido o da Jojo
    Moyes.
    Mas quero muito ler "O bangalô" e "mentirosos".
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Dessa lista eu só li Mentirosos, que alias fez minha cabeça explodir com o final, mas estou muito curiosa em ler esse da elena Ferrante, alías todo mundo só fala dela agora

    bjsss

    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Carlinha

    Quando eu falo que não gosto de sol e calor pra alguém que não é do Rio as pessoas costumam questionar isso e eu sempre respondo: não tenho culpa de ter nascido aqui! Hahahahha
    Se elas enfrentassem esse calor de cinquenta graus que a gente enfrenta elas não falariam mais isso, né? Hahahaha

    Adoro essa associação que vc faz de um determinado tema com determinados livros. Acho que já falei isso, mas falo dr novo! Hahahha

    Li apenas Mentirosos e adorei! Foi uma das melhores leituras que fiz em 2015!

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  30. "Mentirosos" e "O Bangalô" são excelentes. Leituras emocionantes que entraram para a minha lista de favoritos. Chorei com os dois livros ♥

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo