Falando de... Restaurantes

Comer é uma das melhores coisas desta vida, né?! E não somos só nós que achamos, muitos personagens da literatura também adoram uma boa refeição. Na lista de hoje, os restaurantes são os protagonistas. Nos livros escolhidos, conhecemos as histórias de seus donos, de seus funcionários ou apenas acontecimentos que se desenrolam dentro deles. Bom apetite!



Escola dos sabores - Todos os meses, na primeira segunda-feira à noite, a cozinha do restaurante de Lillian se transforma na Escola dos Sabores. Ali, um grupo de oito alunos se reúne para aprender deliciosas receitas. Ou pelo menos é isso que esperam que aconteça. A cada aula, ela lhes apresenta um novo desafio: nada de receitas tradicionais, com quantidades definidas e descrição do modo de preparo. Em vez disso, coloca diante deles apenas alguns ingredientes essenciais e os convida a fechar os olhos e se deixarem levar pelos sentidos. À medida que os pratos são preparados, o grupo mergulha num mar de sensações. Com o correr dos meses, eles têm a oportunidade de olhar para dentro de si mesmos e de conhecer uns aos outros. Ao fim do curso, terão descoberto muito mais do que os segredos da cozinha: paixões, vocações e amizades.

Pasta Senza Vino - Na Florença dos anos 60, o jovem Antonello Bianchi é um italiano indolente, machista e metido a conquistador. Sua única ocupação é atrair clientes para o restaurante em que trabalha (ou para si, quando for una bella donna). Essa vida de aventuras amorosas sofre uma virada quando ele conhece uma turista carioca, que o leva a atravessar o oceano para compreender o próprio coração. Em tom leve e envolvente, Eduardo Krause apresenta um romance com sabor e graça, os ingredientes da boa literatura. Resenha aqui.


No seu olhar - Filha de imigrantes mexicanos, Maria Sanchez é uma advogada inteligente, bonita e bem-sucedida que aprendeu cedo o valor do trabalho duro e de uma rotina regrada. Porém um trauma a faz questionar tudo em que acreditava e voltar para sua cidade natal, a pequena Wilmington. A cidade também é o lugar que Colin Hancock escolheu para se dar uma segunda chance. Apesar de jovem, ele sofreu mais violência e abandono do que a maioria das pessoas. Também cometeu sua parcela de erro e magoou mais gente do que gostaria. Agora está determinado a mudar de vida, tornar-se professor e dar às crianças o carinho e a atenção que ele próprio não teve. Colin e Maria não foram feitos um para o outro, mas um encontro casual durante uma tempestade mudará o rumo de suas histórias. 

Vingança - Para Sophie, aquele seria só mais um verão lento e abafado em Cedar Hill, fazendo um bico como garçonete no restaurante da família e passando o tempo com sua melhor amiga, Millie. Mas isso foi só até uma família se mudar para o casarão abandonado no fim da rua — cinco irmãos italianos, um mais gato que o anterior. Sem conseguir resistir aos olhos cor de caramelo de Nicoli, Sophie acaba se apaixonando — e propositalmente ignorando os sinais de perigo que envolvem os misteriosos irmãos. Por que as mãos de Nic estão sempre tão machucadas? Por que ele sempre carrega consigo um canivete monogramado? E por que seu irmão mais velho, o arrogante e irritante Luca, quer proibir os dois de ficarem juntos? Quando os segredos sombrios dos rapazes começam a vir à tona, Sophie precisa enfrentar dolorosas verdades em relação à própria família. De repente, ela se vê no meio de uma vendeta entre duas dinastias rivais: a família em que nasceu e a pela qual se apaixonou. Sophie vai precisar escolher entre lealdade e paixão, e, quando o fizer, sangue vai rolar e corações serão partidos, porque, quando se trata de amor, a desonra pode ser uma questão de vida ou morte. 



O sorriso das mulheres - Aurélie Bredin é a jovem e sensível proprietária do restaurante Le Temps des Cerises, no coração de Paris. Foi ali, no pequeno e romântico restaurante, que seu pai conquistou o coração de sua mãe, graças ao famoso menu d'amour. E foi ali, rodeada pelo aroma de chocolate e canela, que Aurélie cresceu e encontrou consolo nos momentos difíceis da vida. Mas agora, depois de uma decepção amorosa, nem sequer a calidez acolhedora da cozinha é capaz de confortá-la. Uma tarde, mais triste do que nunca, Aurélie se refugia numa livraria, onde se depara com um romance intitulado O sorriso das mulheres. Intrigada, ela começa a ler o livro e percebe que a protagonista é inspirada nela e que seu restaurante é um dos cenários principais. Surpresa, Aurélie decide entrar em contato com o autor – um misterioso e recluso inglês –, mas essa não é uma tarefa fácil. Ela não desiste e, quando finalmente consegue conhecer o escritor, esse encontro se revela bem diferente daquele que ela havia imaginado... Com sua escrita original, leve e apaixonada, Nicolas Barreau mistura neste livro amor, mistério, o charme de Paris e os sabores da cozinha, para levar até os leitores uma história que encanta e aquece o coração.

A segunda vez que te amei - André e Juli pareciam ter nascido um para o outro. Depois de seis anos de casamento, e sendo também sócios em um restaurante, as coisas, porém, já não eram o conto de fadas do início. Na verdade, sentiam que estavam vivendo mesmo o lado mais sombrio da sua história. Raquel e Alberto tinham a vida perfeita: empregos glamorosos, com rendimentos que permitiam um alto padrão de vida, um filho carinhoso e saudável, o apartamento dos sonhos, férias sempre inesquecíveis… mas um fato inusitado faria com que aquele castelo encantado estivesse prestes a ruir. A vida, no entanto, traça caminhos inesperados. E o que parecia não ter saída de repente se transforma em uma encruzilhada, na qual André, Juli, Raquel e Alberto podem se encontrar e agarrar a nova chance para a felicidade, trazendo para suas vidas mais amor, paixão, emoção e companheirismo, e assim conseguir viver como sempre sonharam. Inclusive com final feliz!

31 comentários:

  1. Amo suas listas, Carlinha! E que bom que estou lendo essa na hora do almoço! Kkkkkk! Escola dos Sabores eu quero ler há um tempão. Nunca linha nenhuma resenha, mas essa sinopse sempre me encantou. Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Muitos desses eu não sabia que tinha envolvimento com comida/restaurantes. Mas, eu adoro essa temática em livros. Já viu Melhor que Chocolate? O nome já diz tudo, né HUIASHS E Almoço em Paris, também! São livros bem assim, muitos bons :)
    beijos!
    whoosthatgirrl.blogspot.com
    (Te marquei numa tag, vem conferir!)

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla tudo bem, muito legal esse post! Eu adoro relacionar os livros assim também, artes, música, escola e restaurante nunca tinha passado pela minha cabeça. De todos que vc citou li somente No seu olhar, fiquei curiosa para ler os demais. Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Que estilo de post interessante! Nunca li nenhum da lista, mas me interessei muito por Vingança e a Segunda vez que te amei. :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, como vai?
    Adorei as indicações literárias, realmente a comida é uma das melhores coisas da vida, ela nos desperta tantas sensações boas né?!
    Adorei saber de alguns desse livro, que nem sabia que existiam. Tem um livro que se chama Projeto Rosie que o personagem principal fala muito em comida e cozinha super bem, ele dá algumas receitas. Também é uma boa dica, apesar de não ser o foco do livro.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/2017/02/projetos-projeto-hogwarts-clube-do-livro.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla, tudo bem?

    Achei super interessante a sua publicação, de fato, comer é uma das melhores coisas da vida. Achei legal suas indicações, alguns livro eu não conhecia, vou pesquisar mais sobre as obras indicadas!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Super criativo o post. Uma forma bem diferente de apresentar os livros. Sim, comer é tudo de bom. Não li nenhum dos livros citados, mas vou anotar as dicas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Carla do céu! Eu amo comer! Não tinha tema mas legal que este! Quero ler todos, principalmente Escola dos sabores <3 AMEI a lista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Adorei o post, e realmente, quem não gosta de uma boa comida? XD
    Não li nenhum dos livros da sua lista, mas confesso qhe tenho vontade de ler o do Tio Nick.

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir
  10. Que interessante a sua postagem, gostei da ideia. Da lista, eu li No Seu Olhar e eu amei, um livro excelente. fiquei curiosa com Escola dos Sabores

    ResponderExcluir
  11. uma amiga recomendou essa semana o livro a segunda vez que te amei, e pela empolgação dela decidi comprar, parece ser bom beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.con

    ResponderExcluir
  12. Que bacana, adorei juntar os livros com o mesmo estilo.. Adoro livros que falam sobre comida, que delícia.. ou que se passam em locais onde tem doces ou coisas do tipo :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Só falta no seu olhar para terminar a coleção do Nicholas Sparks <3 vou procurar sobre os outros livros. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Adorei o tema da lista. Não conhecia nenhum dos livros citados, mas fiquei muito interessada em três: "Escola dos sabores", "O sorriso das mulheres" e "A segunda vez que te amei". Inclusive, já vou adicionar na minha wishlist.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Que post diferente!
    Fiquei muito curiosa a repeito de Escola dos Sabores, a premissa é bem bacana...
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi
    legal o tema, ainda não li nenhum desses, mas quero ler no seu olhar e vingança que parecem ser interessantes.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carla!
    Adorei o tema (apesar de ter me deixado com fome hahahhaa)
    Desses, quero muito ler Vingança.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla,
    Eu sou uma viciada em programas de culinária, adoro ler um livro com restaurantes.
    Li 'A Segunda Vez Que Te Amei' e adorei.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Carla!
    Adorei a lista, só que falar de restaurantes me dá fome!
    Ainda não li nenhum desses livros.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. Vingança e No seu olhar despertaram MUITO minha atenção, lerei assim que possível (:

    ResponderExcluir
  21. Oi Carla, tudo bem?

    Eu adoro um bom restaurante, quem não gosta, não é mesmo?! Então, ter boas dicas de livros que possuam restaurantes é maravilhoso. Muitos dos que você indicou estão na minha lista faz certo tempo e outros entraram agora!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  22. Oi Carla,
    Me identifiquei bastante com essas dicas, só espero que a leitura não me deixe com tanta fome HAHA
    Esse Vingança me deixou curiosa e o livro da Leila também.
    O do Nicholas, tenho por aqui :D

    tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Falar de comida, já estou levantando a mão hahaha Adorei as dicas, apesar de ainda não ter lido nenhum, mas algumas eu anotei para ler: Vingança e O Sorriso das Mulheres, duas sinopses que me chamaram atenção <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Desta sua lista, li apenas No Seu Olhar, do tio Nick. Achei legal esta sua ideia de dar dicas de leituras com panos de fundo sendo restaurantes. Tem livros que me deixam com água na boca quando cintam comidas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?

    Segunda vez que venho aqui e tem esse tipo de lista, amei! <3
    Não li nem não me interessei por nenhum desses :c À exceção de "Vingança", todos me pareceram muito mornos - e eu tô fugindo de leituras assim.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Já ouvi falar de escola de sabores e tenho muita vontade de ler.
    Os outros eu não conhecia, mas achei Vingança interessante.

    ResponderExcluir
  27. Olá!!! Ficou bem interessante seu post. Alguns desses livros eu já conhecia. Com certeza, vale super a pena ler e indicar. bjoooooo

    ResponderExcluir
  28. Carlinha, eu amo essa coluna, então tinha que passar nessa postagem também! Hahahaha
    Fiquei aqui pensando e não me recordo de ter lido nada com o tema proposto, não é possível! Hahahaha
    Tenho muita curiosidade para com Pasta Senza Vino, que aliás acho que conheci aqui!!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  29. Hummm... Chega até a dar fome... Hahaha...
    Não li nenhum dos mencionados, mas, me interessei por vários aqui, inclusive, adicionei alguns nos desejados ;)
    Um livro que tem várias cenas em restaurantes é Nós do David Nicholls.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Escola de sabores parece um livro muito maravilhoso. Já li uma resenha e fiquei com muita vontade de ler. Vingança tá no meu kindle e eu nem sabia dessa relação com restaurantes haha adorei esse post com temática, bem diferente!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, Carla ^^
    Gostei de saber que esses títulos envolvem personagens que trabalham ou são proprietários de restaurantes. Se pararmos para analisar poderia até se criar um gênero literário em cima disso, hein? :D
    Acho que o livro mais próximo que cheguei de haver comida é COMER REZAR AMAR pois a autora descreve vários lugares e a forma de se alimentar que a protagonista passa a adotar durante a sua experiência de vida como "mochileira".
    Parabéns pelo post! Me fez refletir e chegar a conclusão que preciso ler livros envolvendo restaurantes até porque minha lua é em touro! hasushuash
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo