Resenha: Amanhã você vai entender - Rebecca Stead

Sinopse: A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em "Amanhã você vai entender", seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela finalmente percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender. "Amanhã você vai entender", segundo livro de Rebecca Stead, recebeu a Medalha Newbery, prêmio da American Library Association destinado às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem.

Miranda é uma menina de 12 anos que mora com a mãe em um apartamento simples em Nova York. No mesmo prédio mora seu melhor amigo, Sal. Os dois não têm outras amizades e fazem tudo juntos: vão para a escola juntos, almoçam juntos, voltam juntos e passam as tardes assistindo TV... juntos, é claro. 

A rotina tranquila e confortável muda de uma hora para outra. A mãe de Miranda recebe a notícia de que vai participar de um programa de TV, um desses jogos de palavras que oferecem dinheiro para os vencedores, e por isso a menina e Richard, namorado de sua mãe, treinam com ela quase todos os dias. Além disso, Sal é agredido do nada por um garoto enquanto eles voltavam para casa. Depois da agressão, seu melhor amigo torna-se distante e prefere não andar mais com ela. É no meio de tudo isso que Miranda encontra o primeiro bilhete:
"M:
Isso é difícil. Mais difícil do que imaginei, mesmo com a sua ajuda. Mas tenho treinado, e a preparação vai bem. Estou vindo para salvar a vida de seu amigo, e a minha. Peço dois favores. Primeiro, você precisa me escrever uma carta. Segundo, por favor lembre-se de mencionar onde fica a chave de sua casa. Essa viagem é difícil. Eu não serei eu mesmo quando encontrar você".
A menina se assusta com o conteúdo misterioso do papel. Quem escreveu? Que história é essa de salvar vidas? Como o bilhete foi parar ali, dentro de um livro que ela pegou na biblioteca e nunca leu? Antes de encontrá-lo, chegou em casa e encontrou a porta destrancada. Será que alguém entrou no apartamento? Miranda não tem respostas, só dúvidas.

Os dias seguem. Sal continua distante, Miranda faz novas amizades e o Homem da Gargalhada, um senhor que aparenta ter problemas e viver na rua, continua dando chutes no ar na esquina, repetindo palavras como se fosse um mantra e dormindo com a cabeça embaixo da caixa de correio. Ah, sim, e mais bilhetes são encontrados por Miranda, que continua sem entender o que está acontecendo.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista. Em capítulos bem curtinhos, ela fala diretamente com o remetente dos bilhetes, é a carta que ele queria que ela escrevesse. Quando não se dirige a ele, narra acontecimentos de sua vida. A linguagem é bem simples e de acordo com uma menina de 12 anos. Essas características tornam o livro uma leitura rápida e tranquila.

Voltado para um público mais jovem, o mistério não chega a ser de tão difícil solução quanto a sinopse pode fazer parecer. A autora dá indicações do que está acontecendo ao longo de todo o texto, tanto para Miranda quanto para o leitor. Quem já leu tramas parecidas ou quem lê atento a todos os detalhes consegue desconfiar de algumas coisas a partir de certo ponto.

Esperava um pouco mais de ação por parte de Miranda, confesso. Ela não faz muito esforço para juntar as peças e desvendar o mistério por trás dos bilhetes. Ao mesmo tempo, lembro que ela é apenas uma menina, morando em Nova York e recebendo bilhetes de alguém que não sabe quem é. No lugar dela, talvez a maioria de nós ficasse um pouco paralisada também. A coisa toda acaba se desenrolando sozinha até que, num estalo, Miranda entende.

Apesar do final não ser inovador em termos de enredo, achei bonito e até mesmo surpreendente em alguma medida. Mesmo com uma narração mais infantil, a escrita é inteligente e o livro traz belas mensagens de amizade e cuidado com o outro. 

Para quem gosta de mistérios sem muitos rodeios e leituras leves - mas nem por isso bobas -, o livro é mais do que indicado. E se você ficar confuso no início, não se preocupe: amanhã você vai entender! ;)

29 comentários:

  1. Uau! Bela resenha! :)
    Achei o enredo interessante e o trecho com o primeiro bilhete que ela recebe me deixou curiosa. Aliás, o título do livro por si só já nos dá uma sensação de mistério.
    Com certeza, anotado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, tudo bem?
    Achei super instigante esse enredo. Pena que não seja tão complexo quanto parece. Mas gostei bastante do tema e da resenha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas | Saiu o resultado do sorteio!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Este livro é muito lindo, mesmo sem ser tão profundo, traz uma história ótima.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Uhhhhh. Acho que esse livro é muito bom! Vou salvar aqui o post pra procurar depois, fiquei bem interessada!

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas gostei da premissa. Gosto de livros de mistério, mas que tem um clima mais leve. Acredito que seja realmente uma leitura divertida e rápida, ideal para curar uma ressaca literária.
    Vou anotar a dica e adicionar na minha listinha. Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. AAAA adorei a premissa e a resenha!
    Não conhecia o livro, mas adoro esse clima de mistério e fiquei super curiosa pra saber quem é o remetente dos bilhetes e também por que o amigo dela ficou distante de uma hora pra outra
    Vou colocar na minha lista de leitura e espero entender já no dia que começar a ler (não "amanhã" rs)

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  7. Pela sinopse eu achei que seria um mistério daqueles.... Sou apaixonado por tramas com mistérios!! Amo Agatha Christie ❤️ Mas voltando para a resenha.... Eu estava esperando uma grande solução com muitas surpresas e reviravoltas, mas acredito que o fato de Mirando ter apenas 12 anos influenciou completamente para que seja um mistério de rápida solução. Não vou anotar essa dica por enquanto, porém acredito que seja um livro que dá para se ler bem rápido para descontrair um pouco. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas adorei a sinopse e resenha, fiquei bem curiosa!!

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carla!
    Esse livro parece ser fofinho e misterioso, num só equilíbrio. Anotei a dica ;)
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Fiquei surpresa ao descobrir que a protagonista é uma menininha de 12 anos, pois a sinopse dá a entender que o livro é protagonizado por um adulto, ainda que jovem. Fiquei curiosa pra saber qual foi a solução dada ao mistério, ainda que ela seja um tanto óbvia, o que é até compreensível pela idade da protagonista. Parece ser um livro perfeito pra indicar a alguém que está iniciando no mundo da leitura ou no gênero.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, fiquei curiosa em descobrir quem é a pessoa misteriosa que tem enviado bilhetes a ela! E quanto a sua amizade com o Sal, será que eles vão conseguir recuperá-la? Adoreei a resenha, parece uma história bem instigante, apesar de o final não ser inovador!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tenho esse livro que na minha estante há algum tempo, nunca li, por falta de interesse mesmo, mas amei sua resenha, me parece ser um livro muito bacana, com certeza já é minha próxima leitura.
    Abraços
    http://imaluado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Fiquei bastante interessada nesse livro, a edição parece estar incrível e além do mais traz uma mensagem bastante importante, dica super anotada.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Mas gente, que livro, ein?! Já peguei esse livro na biblioteca para ler uma vez, mas infelizmente acabei devolvendo-o sem ler. Agora estou arrependida... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio literário

    ResponderExcluir
  15. Olá, Carla.
    Eu não conhecia esse livro ainda. Achei essa capa linda e a sinopse é bem interessante. Pena que o mistério não seja tão forte. Mas se a narração é mais infantil, acho que é deve ser por isso então. Mas ainda assim quero ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Já conhecia a obra, mas ainda não li. Parece ser um daqueles livros bem pós-ressaca mesmo. Leitura leve e fluida. Mas não me convenceu. Estou dando um tempo de infanto-juvenil. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, na verdade nunca tinha visto ele. E adorei a história. Parece ser bem meu estilo. E essa capa é muito bonita :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Que livro mais adorável, vou inclui-lo na minha lista. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  19. Olá Carla, tudo bem?

    Esse livro parece ser adorável, achei interessante ter uma menina de 12 anos como protagonista. Eu particularmente não conhecia a obra, é uma novidade para mim. Parece que a edição está incrível e a sua resenha ficou muito boa.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla!

    Que capa fofa, adorei! Eu acho que no lugar da protagonista tb ficaria um pouco paralisada, concordo com vc hehehehe Parece ser uma boa leitura! E adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  21. adoro mistério, sempre me deixa intrigada e dou uma de detetive hehhehehe, adorei essa resenha. vou anotar a dica e comprar com certeza . beijos

    taynara mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Carlinha

    Eu não lembro de ter lido alguma outra resenha desse livro por aí. Lembro de ter visto a capa, que por sinal é linda. Não sabia que era uma história mais juvenil e achei interessante, mas ao mesmo tempo isso fez meu interesse ir para as cucuias, já que são raras as exceções em que personagens crianças me proporcionam bons momentos. Mas fiquei curiosa para saber de quem são os bilhetes.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  23. Achei a história meio confusa, estanha, e acabei não me interessando por ela. Acredito que o público alvo fique mais tentado a ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Simplesmente adorei!

    As vezes me pergunto em que mundo vivo por não fazer ideia de obras como esta e ainda mais por ser de uma de minhas editoras favoritas o:

    Amei a sinopse e consegui me encantar ainda mais pela obra quando li seu comentário final de que é indicado para quem gosta de mistérios! Vou anotar a dica para quando precisar de leituras leves.

    Amei sua resenha! Parabéns (:

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Olha confesso que apesar da sua ótima resenha, o livro não se encaixa no que geralmente eu leio. E apesar de ser leve e não bobo, não curti a vibe que ele passe. Esse livro deve servir para quem gosta de mistérios.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Nossa, amei mesmo a premissa desse livro, livros juvenis são umas das minhas paixões do mundo literário e essa chamouu mesmo a minha atenção, parece até aqueles filmes que passavam na sessão da tarde e te causam nostalgia, dica anotada;

    ResponderExcluir
  27. Acho que esse foi o último livro que peguei na biblioteca da escola, na época em que estudava. Eu adorei esse livro! 😍

    ♡ Blog Beleza Culta ♡
    ♡ Canal Beleza Culta ♡

    ResponderExcluir
  28. Oiee, tudo bom? Eu sou louca para ler esse livro. Adoro narrativas com crianças, mistério e reflexões. Acho que irei adorar a leitura. Sua resenha ficou ótima :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi...que livro mais intrigante, fiquei super curiosa.
    Adorei a capa...eu não conhecia e por isso adorei a dica, já quero!

    Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo