Resenha: Filho das sombras (Sevenwaters #2) - Juliet Marillier

Sinopse: Filho das Sombras narra a história da jovem Liadan, que, tal como a sua mãe, Sorcha, herdou a habilidade de falar com os espíritos da floresta, os quais lhe segredam que ela deve permanecer, para sempre, em Sevenwaters, se quiser que as ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões. A Irlanda está numa avassaladora guerra, onde um misterioso homem é temido e reconhecido como um mercenário feroz. E, assim como sua mãe no passado, ela acaba por ser capturada e sente-se cada vez mais atraída pelo ser das sombras, apesar de saber da maldição da profecia que Seres da Floresta lhe preveniram...

Filho das sombras é o segundo volume da série Sevenwaters. A resenha do primeiro livro está aqui.

Dezoito anos depois, estamos de volta a Sevenwaters. Sorcha agora é adulta, está casada e é mãe de três filhos: Niamh e os gêmeos Sean e Liadan. Enquanto Niamh, a mais velha, puxou as características físicas dos bretões, Liadan é quase uma cópia de sua mãe, pequenina e delicada. Ela tem com o irmão gêmeo a mesma ligação que sua mãe tinha com seu tio Finbar, o que permite que se falem sem emitir qualquer palavra, através da mente. Há muito mais de Sorcha em Liadan: as habilidades de curandeira, o amor pela floresta e a capacidade de ver e falar com os Seres que lá habitam.

Niamh é linda, chama a atenção de todos sem precisar fazer nada para isso, e todos vislumbram um bom casamento para ela em breve. Sean, apesar de jovem, é um líder nato e o futuro senhor de Sevenwaters. Liadan não pensa em casamento. Foi ensinada pelo pai a lutar, passa os dias colhendo ervas e ajudando a quem precisa e deixa clara a sua vontade de permanecer ali, ao lado de sua família. 

Os Seres da Floresta, porém, parecem gostar de brincar com os humanos, mudar seus planos e direcionar seus passos para o futuro que eles querem, não importando o que aconteça pelo caminho. E se aprendemos algo com Filha da Floresta, é que eles não poupam ninguém de provações e sofrimentos. Muito se comenta sobre um grande mal que achava-se extinto, mas que parece estar prestes a retornar, e sobre uma antiga profecia. Liadan começa a ter visões e sensações de que algo ruim está prestes a acontecer, mas não entende bem nem consegue saber o que é.

As coisas não demoram muito a acontecer. A filha mais velha de Sorcha se vê obrigada a casar às pressas com alguém que não quer, e o motivo é um grande segredo muito bem guardado por seus pais e tios. Logo depois, Liadan é raptada por um bando estranho e perigoso, mercenários liderados pelo chamado Homem Pintado, a quem crimes brutais são atribuídos. Lutas por territórios continuam acontecendo e homens perdendo a vida. Em tudo há uma mistura de ganância dos homens com vontades dos Seres da Floresta.

Durante o período em que esteve com o Homem Pintado e seu bando, Liadan passou por muitas experiências e conheceu sentimentos novos. Mesmo com todos os alertas dados pelos Seres da Floresta, ela mostra ser filha de Sorcha: forte e determinada. Só que ao contrário de sua mãe, que seguiu o que eles mandaram, a jovem de 16 anos resolve desafiá-los. Apesar de saber de todos os riscos de cada decisão que toma ao longo da história, ela se recusa a se submeter a vontade dos Seres, desencadeando uma série de acontecimentos.


O título do livro me fez pensar que se tratava de uma história sobre um homem, mas para a minha feliz surpresa temos novamente uma trama narrada por uma personagem feminina, Liadan. Assim como Sorcha, sua filha se mostra uma personagem de muita força, que luta pelo que acredita e arrisca muita coisa para proteger quem é importante para ela, mesmo quando todos à sua volta acham absurdo. A menina doce e obediente se transforma em uma mulher obstinada quando a vida passa a exigir isso dela. Ela ganhou minha admiração da mesma forma que sua mãe no primeiro livro da série. Os personagens secundários são bem trabalhados e não estão no livro apenas para fazer número, suas histórias e suas ações importam e se ligam à trama principal. 

Filho das sombras aborda mais o romance que seu antecessor. Enquanto Sorcha estava em uma difícil e dolorosa missão para salvar seus irmãos de uma maldição, a jornada de Liadan tem mais a ver com o amor romântico, embora não se restrinja a isso.

Como continuação de uma série, o livro funcionou muito bem. Apesar de ter sua própria história, personagens do volume anterior estão presentes aqui, sabemos o que aconteceu com os que não aparecem e são feitas referências a alguns acontecimentos passados, muitos deles determinantes para o que aconteceu depois. Passado e presente são muito bem costurados. Tão grande quanto o primeiro, este segundo livro não tem nenhuma linha desnecessária. Cada uma das mais de 600 páginas são bem aproveitadas e cheias de acontecimentos. Tédio e monotonia não têm espaço. 

Juliet Marillier mais uma vez conseguiu fazer o leitor se sentir parte daquela família e daquele lugar. Me vi novamente envolvida e fisgada pela trama que ela criou. Referências aos deuses celtas e às celebrações do povo da floresta não faltam, resultando em uma aproximação maior com o universo de Sevenwaters. Neste volume, conhecemos também alguns contos e lendas narrados pelos próprios personagens, o que enriqueceu muito o enredo.

O final foi bem fechadinho, mas alguns pontos tocados ao longo da história certamente serão desenvolvidos nos livros seguintes. E eu mal posso esperar! Leitura recomendadíssima! ;)

*Exemplar cedido pela editora.

21 comentários:

  1. Só vc pra escrever uma resenha desse tamanho sem nenhum spoiler do outro livro! Adorei! Parabéns! Eu sou fascinada por essa série, é diferente de tudo que já li. Também amei a Sorcha no primeiro livro e a Liadan nesse segundo. Prepare-se porque o terceiro mantém a qualidade, a Juliet arrasa demais! Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia essa série, mas a forma e que você resenhou me fez querer conhecer a história.
    E parabéns, sua resenha ficou maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, tudo bem?

    Eu ainda não li o primeiro, mas li muitas, muitas resenhas positivas dessa série! Fico feliz que o segundo volume funcionou bem! Espero conseguir conferir em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Tão bom quando a leitura nos envolve assim!
    Preciso começar a série, mas confesso que o tamanho dos livros me intimida um pouco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Seu entusiasmo pelo livro me deixou curiosa para conhecer essa série. Eu ainda não a conhecia e mesmo não gostando muito do gênero, vou anotar a dica. Preciso expandir meu gosto literário! Também me enganei com o título.

    Beijo,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Seu entusiasmo pelo livro me deixou curiosa para conhecer essa série. Eu ainda não a conhecia e mesmo não gostando muito do gênero, vou anotar a dica. Preciso expandir meu gosto literário! Também me enganei com o título.

    Beijo,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    AAAAAAAAAAAAA, EU TENHO O PRIMEIRO LIVRO DESSA TRILOGIA AQUI! Pensa em um bicho bom, viu? EU ADOREI! Apesar dele ser enorme, gostei de toda a escrita da autora, de todo o universo, porém ainda não li os outros livros, espero que logo logo eu consiga, porque essa sua resenha me deixou totalmente interessado =) <3

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  8. Não estou podendo comprar livros e muito menos iniciar séries agora... Mas esse livro me deixou muito curioso para conhecer o universo criado pela Juliet. É incrível quando lemos um livro grande cujo o enredo nos envolve de tal forma que a leitura flui tanto que acabamos por ler bem rápido. Amei saber sua opinião sobre a obra o que despertou ainda mais o meu interesse por conhecê-la. Essa série já tem uma quantidade de livros determinadas ou a autora ainda não decidiu? Obrigado pela dica, super anotada! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carla!
    Todo mundo fala muito bem dessa série. Eu até tenho vontade de ler, mas ela é um tanto grandinha pra mim agora.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla ^^
    Amo demais essa série mesmo achando as capas extremamente brochantes. haushusa
    Filha da Floresta teve um enredo tão chocante e gostoso de acompanhar que só fico aqui no desejo de ler essa continuação.
    Estava me segurando para não ler nenhuma resenha mas não resisti e encontrei a sua que está completa e extremamente detalhada. É quase como se a própria Juliet tivesse incorporado em você, girl. rs
    Fico feliz em saber que a filha da Sorcha é tão forte como a mãe, não esperava nada menos do que essa mulher girl power.
    Pelo que pude ler da resenha espero que o mal que retornou não seja o qual eu estou pensando. Por favor que não seja!!!
    Esses Seres da Floresta são muito diabos mesmo e fico feliz em saber que a Liadan os enfrenta peito a peito. Já tava na hora de alguém fazer isso.
    Amo demais a autora Juliet por criar essa série e saber que a cada livro uma nova geração dos Sevenwaters é abordada. E a autora sabe muito bem deixar completo a história dos personagens sem ter material desnecessário, mas sim útil.
    Parabéns por essa resenha maravilhosa!!! *_* <3
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso foi o seu comentário, Bruno. Obrigada!
      A Juliet é ótima mesmo, esse gênero nem é meu preferido e mesmo assim ela sempre consegue me prender do início ao fim. Leia assim que puder! ;)

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler livros desse tipo, mas antes até que tinha curiosidade com a série, só que acabei lendo tanta coisa sobre que enjoei da história sem nem ler, acredita? kkkk Mas gostei de saber sua opinião sobre e achei bacana o livro continuar sendo narrado por uma personagem feminina e também gostei de saber que esse volume tem sua própria história.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada por essa série.
    E adoro o fato dela ser narrada por mulheres.
    Esse tem mais uma pegada romântica, mas mostra bem o quanto Liadan é filha de Sorcha em como age e pensa.

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ler esta série, mas não tive oportunidade ainda. Legal ver que a série vem em ascensão e que mesmo tendo um enredo próprio os personagens anteriores continuam presentes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Li A filha da floresta e não consegui dar continuidade na série. Achei o livro muito sofrido e denso, mesmo sabendo que o segundo e terceiro são mais leves, não me animei a ler!

    ResponderExcluir
  15. deve ser uma leitura incrível, vejo tanta gente falar bem,mas evito séries- ao menos até concluir as que tô lendo atualmente - mas espero ter a chance de ler e curtir essa trama,que tem elementos que me deixam fascinada numa leitura...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Estou para ler essa série tem um tempinho, mas por ser de uma editora que normalmente não compro muito, fico deixando para trás (e porque o primeiro é um calhamaço que me desanima haha). Adorei a resenha e ela me deixou com mais vontade ainda. Gostei de saber que aqui teremos mais romance <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu li o primeiro livro e amei demais demais, porém ainda não tive o prazer de ler esse segundo, mas quero demais porque adorei o universo da história.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da série, mas morro de vontade porque só escuto falar coisa boa. Achei legal que esse aborda um pouco mais o romance que o anterior, com certeza foi feito para agradar ao público.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Séries no momento não está sendo o meu forte! Mas já ouvi ótimos comentários a respeito desta obra!

    Anotarei a dica para um momento oportuno! Abraços!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo