Resenha: Efeito Dominó - Parte I - Alana Gabriela

Sinopse: "É melhor ser enganado do que não confiar". Um assassinato. Um caso sem suspeitos... Uma testemunha ocular misteriosa. Após a morte de sua mãe, Helena, em um passeio à Saquarema, Cora se vê solitária e desestabilizada pela perda do pilar de sua vida. Reclusa, a garota se torna relapsa e instável e a relação com seu pai bem como com a maioria das pessoas a sua volta fica cada vez mais distante e frágil. Sua vida caótica vira do avesso quando presencia uma tentativa de homicídio que põe a vida de Lucas, seu amigo, em perigo. No processo, Cora é feita refém de um criminoso enigmático que está disposto a tudo para trazer à luz todos os segredos que rodeiam a morte de Helena. Ela só precisa decidir entrar no jogo. Entre mentiras, assassinatos e segredos perigosos, Cora se vê num impasse pelo qual lado se aliar. Ela precisa decidir qual segredo é digno do silêncio e se estará pronta para desencadear o efeito dominó.

Era para ser um tranquilo final de semana em família, mas acabou em tragédia. Helena, Afonso e Cora estavam em Saquarema, mas só pai e filha voltaram de lá com vida. Após sair para uma caminhada, Helena foi vítima de um tiro. As investigações não chegaram a nenhum suspeito e a conclusão foi a de que ela foi atingida por uma bala perdida.

Os meses passam, mas a dor e a saudade continuam se fazendo presentes na vida de Cora. Ela sabe que pela lei natural da vida os pais partem antes, mas não imaginava que perderia a mãe tão cedo. Sua forma de vivenciar o luto é se fechando em seu mundo, permanecendo em seu quarto e se afastando de seus amigos, menos de Lucas, que sempre vai visitar a amiga. Além da dor, Cora não se conforma com a falta de solução para o caso, ela quer respostas.

Afonso vive preocupado com o estado da filha e não sabe o que fazer para ajudá-la a se sentir melhor e retomar sua rotina. Percebendo a preocupação do pai, Cora resolve tentar seguir em frente. A volta para a escola foi conturbada, mas isso foi só o começo. Em uma noite em que andava pela praia da Urca com Lucas, os dois são abordados por um desconhecido que esfaqueia o rapaz e sequestra Cora. 

Desesperada por não saber o estado de Lucas, a menina se vê diante de uma proposta tentadora e perigosa na mesma proporção: Ben, seu sequestrador diz que há uma maneira dela saber tudo sobre a morte de Helena, mas que para isso ela precisará participar do que ele chama de Efeito Dominó. Ávida por respostas, Cora aceita. E a partir desse momento, seus dias passam a ser cheios de pistas que precisa desvendar, tensão, mentiras, segredos e descobertas assustadoras. Depois que a primeira peça cai, é impossível parar as outras.

Efeito Dominó foi o primeiro livro dos muitos que a Alana Gabriela escreveu. Mesmo sendo tão jovem, percebe-se que sua escrita é madura e o enredo é bem construído. O principal segredo da trama é revelado por ela bem cedo e me fez ficar pensando o que ela faria com as tantas páginas que ainda faltavam para o livro terminar. E, olha, ela fez muitas coisas!

A história é cheia de suspense e ação do início ao fim. Quando você acha que tudo já aconteceu e foi revelado, lá vem mais uma informação nova para te deixar estarrecido. Os personagens têm muitos segredos, o que gera uma série de reviravoltas e a sensação de não saber bem em quem confiar, sensação também experimentada por Cora.

Cora não foi uma protagonista fácil de acompanhar. Ao longo da história ficamos sabendo que ela já havia passado por situações difíceis antes, que acabaram tendo como consequência alguns de seus comportamentos. A morte da mãe e tudo que aconteceu a partir daí só fizeram com que tudo piorasse. Perdida, ela se lança na busca por respostas e se coloca em situações perigosas por conta disso. Só me restou temer por ela e torcer para que tudo terminasse bem.

O livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos apresentam subdivisões que trazem a perspectiva de diferentes personagens. Em muitos momentos a autora utilizou palavras mais rebuscadas e pouco usadas no dia a dia, destoando do restante do livro. Os diálogos entre Cora e Ben às vezes também traziam citações, formalidades e até explicações super elaboradas sobre temas que dificilmente sairiam da boca de personagens tão jovens, fazendo algumas conversas soarem muito explicativas e menos naturais.

A leitura teve sim altos e baixos, mas fico feliz em dizer que os pontos positivos superam e muito qualquer problema que tenha notado. Em certa medida, o enredo é ousado e corajoso, tirando o leitor do conforto da divisão dos personagens entre bons e maus, mocinhos e vilões. O final consegue surpreender e deixar bem a grande a vontade de ler o volume seguinte!


Sobre a autora:

Alana Gabriela, 20 anos, tem o maior sorriso já visto ever. Sergipana, estudante de Letras Português-Inglês na UFS, escreve, compõe, assiste muitas séries, tipo: The Blacklist, The Walking Dead e Grimm. Escuta muita música, mas tem preferência por Hard Rock, R&B, Jazz, Indie e Soul.







*E-book cedido pela autora.

18 comentários:

  1. Olá Carla!
    Ainda não conhecia esse livro mas me interessei bastante pela temática dele! Que bom que você apreciou a leitura :)
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Helloo, Carla. Tudo de boas?!
    Vou ali desmaiar um pouco e depois volto ahahah. Muito obrigada por ter lido meu livro e pela resenha. Fico feliz que os pontos que considerou negativos foram superados pelos pontos positivos. Aliás, vou averiguar esses apontamentos que trouxe aqui na resenha e dar uma nova revisada no livro - mas mais para frente, porque já estou um pouco cansada de reler Efeito Dominó. :) Outro ponto: eu não leio livros policiais porque fico nervosa, e não me dou bem com suspense, já cheguei até a sonhar com o desfecho de um livro de tão nervosa que fiquei. Como eu que escrevi, não fico tão nervosa ahahah. É mais fácil. Eu não gosto muito de esperar até o final para saber o grande segredo da estória sabe? Acredito que esse é um dos motivos que me influenciou a jogar toda a verdade no meio da estória - apesar de eu já ter todo aquele contexto planejado. A morte de Helena era só a ponta do iceberg.
    Enfim, obrigada novamente por ter lido. *-*
    Beijin...

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!

    Tenho parceria com á Alana também! E admiro muito o trabalho dela, o efeito dominó foi a segunda obra que li dela, e me apaixonei demais, principalmente quando chega ao final, no incio achei um pouco complicado, mas depois de alguns capitulos eu realmente adorei, Ben e meu personagem favorito. Enfim fico feliz que tenha gostado.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, achei interessante pela sua resenha. Dica anotada!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla! Eu sempre vejo os blogueiros falando muito bem dos livros da Alana! A premissa é bem interessante e que bom que de modo geral foi uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla!
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da proposta dele! A história parece ser tensa.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. O livro não li ainda mais amei a resenha, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla,
    Eu já conheço a Alana, mas nunca li nenhum livro.
    Só vejo elogios, pelo visto vale a pena ler!
    Essa sinopse é bem instigante, né?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que bacana ter uma autora tão jovem que já escreve histórias tão ótimas para a gente ler. Não conheço o livro, mas pelo que você disse, ele deve ser interessante, mesmo tendo alguns pequenos pontos "negativos" :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla, tudo bom?
    Eu me incomodo um pouquinho quando os diálogos dos personagens parecem fora da realidade, acho que simplicidade é a melhor escolha, em vez de palavras difíceis e coisa e tal. Mas que legal saber sobre a história! Parece realmente instigante, do tipo que te prende à leitura.
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, tudo bom?
    Sabe que eu amei a proposta? E além do mais, amei o fato da autora ser super novinha e manjar muito do que está escrevendo. São livros assim que nos enchem de orgulho <3 Já quero!

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla,
    Eu ainda não li esse livro mas pretendo, quero começar a ler livros de escritores brasileiros. Tem muita coisa boa, viu? É um modo simples de ajudar os escritores daqui a conquistarem seu espaço e notoridade!
    Beijão
    http://gemanas.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/gemanas

    ResponderExcluir
  13. Oi! Amei a resenha! Colocou os dois lados da obra. Achei interessante o jogo e é muito bom quando o segredo é revelado logo. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  14. Olá carla, tudo bem?
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas a história parece interessante. Não faz o meu tipo de livro, mas tudo tem sua primeira vez né?
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Carla =)

    Leio boas resenhas dos livros da Alana, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma obra dela.

    Esse em especial pelo enredo possui uma premissa bem interessante.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. Oi Carla, tudo bem?
    Adorei a resenha e suas opiniões positivas e negativas.
    O blog é parceiro da Alana e estou bem ansiosa pra ler as obras dela!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Oi Carla,
    Adorei suas resenha, até porque essa semana peguei o e-book na Amazon.
    Fiquei curiosa pelo gênero que adoro. Nada como despertar o lado Sherlock hahaha

    tenha uma ótima terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla

    Gostei do estilo, da sinopse, da autora, da sua resenha, gostei de tudo hahaha
    Em breve espero conferir!

    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo