Resenha: Simplesmente o paraíso (Quarteto Smythe-Smith #1) - Julia Quinn

Sinopse: Honoria Smythe-Smith é parte do famoso quarteto musical Smythe-Smith, embora não se engane e saiba que o dito quarteto carece sequer do menor sentido musical e tem esperanças postas que esta seja a última vez que se submeta a semelhante humilhação. Esta será sua temporada e com um pouco de sorte conseguirá um marido. Durante um jantar, põe seus olhos em Gregory Bridgerton, um dos mais jovens da família Bridgerton. Sabe que não está apaixonada, mas ele parece uma opção mais que válida. Marcus Holroyd é o melhor amigo do irmão de Honoria, Daniel, que vive exilado na Italia. Ele prometeu olhar por ela e leva suas responsabilidades muito seriamente. Odeia Londres e durante toda a temporada, permaneceu vigilante e intermediou quando acreditava que o pretendente não era o adequado. Honoria e Marcus compartilham uma amizade, pouco atípica, fruto dos anos que se conhecem e que o torna parte da família. Entretanto, um desafortunado acidente faz que ambos repensem sua relação e encontrem a maneira de confrontar o que surge entre eles, se tiverem coragem suficiente.

Honoria Smythe-Smith é a filha caçula de lady Winstead. Todas as suas irmãs já estão casadas e ela, aos 21 anos, está desesperada. Prestes a participar de mais uma temporada social em Londres, deseja encontrar mais do que alguém que lhe dê status e uma aliança. Honoria quer amar, cuidar e ser cuidada e formar uma grande família. Seus últimos pretendentes se afastaram misteriosamente, não que ela tivesse verdadeiramente se interessado por algum deles, mas era estranho. Ela nem desconfiava que a explicação era... Marcus.

O agora conde de Chatteris, Marcus Holroyd, foi criado em uma casa fria. Enquanto era viva, sua mãe esteve com ele em apenas sete ocasiões. Depois de sua morte, quando o menino tinha apenas quatro anos, o pai prosseguiu a criação à distância, apenas se certificando de que o filho tivesse toda a educação de um cavalheiro. Aos doze anos, foi matriculado no Eton College, onde conheceu aquele que seria seu melhor amigo, Daniel Smythe-Smith. As férias passaram a ser desfrutadas na casa do amigo, e a família dele logo passou a ser como sua, inclusive a menininha de seis anos que não queria desgrudar dos dois, para a irritação de Daniel: Honoria.

Os anos se passaram e uma situação quase trágica fez com que Daniel tivesse que deixar o país. Como era o único homem da casa, passou ao amigo Marcus a tarefa de cuidar de Honoria, não deixando que ela fizesse um mau casamento. Era um pedido que não tinha como ser recusado, mesmo que Marcus detestasse a temporada social. E então, mais uma vez, ele estava a postos para observar Honoria e seus pretendes.

Antes mesmo da temporada começar, Honoria já escolheu seu pretendente: Gregory Bridgerton. Para conquistá-lo, ela elabora um plano simples, mas que dá terrivelmente errado. Como resultado, Marcus fica em uma situação delicada e é Honoria que vai ajudá-lo. A convivência mais próxima faz os dois pensarem na possibilidade de haver entre eles mais do que amizade. É claro que isso gera conflitos e questionamentos internos, sem falar na confusão que pode surgir se Honoria descobrir porque Marcus estava sempre por perto...

Depois de tanto ouvir elogios à escrita da Julia Quinn e de ler dezenas de resenhas da sua tão querida série Os Bridgertons, resolvi conhecer o trabalho da autora. E já no primeiro livro criei um carinho por essa família musicalmente terrível, mas adoravelmente divertida. Imagine ter que seguir com a tradição familiar de realizar um concerto todo ano, mesmo sabendo que nenhuma das integrantes do quarteto sabe tocar direito? Não é de se espantar o desespero de algumas para casar logo e dar seu lugar para outra Smythe-Smith.

O livro não tem muitos personagens e o foco fica nos dois protagonistas, eu gostei bastante dos dois. Honoria, apesar de também se envergonhar das apresentações, acha bonito ter uma tradição familiar e faz questão de honrá-la. Ela é assim, uma personagem doce, bondosa e de um coração enorme. Em alguns momentos tem uma ingenuidade divertida, que traz pitadinhas de humor ao livro. Marcus, apesar de ser um conde, não anda por aí ostentando o título ou tirando proveito dele. Tímido, prefere passar despercebido e foge de mães casamenteiras. 

A narração é em terceira pessoa e alterna a perspectiva de Honoria e a de Marcus. Gosto quando isso acontece porque temos uma visão mais completa dos fatos e do que sente cada uma das partes. Todas as situações foram construídas com delicadeza e cuidado e foi fácil acreditar no sentimento que foi crescendo.

Simplesmente o paraíso é um livro de leitura bem leve, aquele tipo de romance que não temos dificuldade de saber como terminará, mas que lemos com prazer até o fim porque é bem escrito. Acho incrível quando o autor consegue prender o leitor mesmo com histórias simples. Julia Quinn soube dar um tom mais dramático quando as cenas pediam que assim fosse, mas também fazer o leitor rir com algumas falas e momentos atrapalhados de seus personagens.

Como o primeiro de uma série, o livro cumpre bem o seu papel introdutório. A história mais leve e sem grandes acontecimentos e reviravoltas encanta e ainda apresenta ao leitor o universo e os personagens que acompanharemos nos livros seguintes. Já comecei a ler o segundo volume e posso dizer que as coisas por lá estão mais movimentadas. Mas isso é assunto para outra resenha! ;)

*Exemplar cedido pela editora.

27 comentários:

  1. Oi Carla! A autora tem o dom de criar famílias adoráveis e divertidas. Não vejo a hora de ler esta série.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Vc vai se decepcionar com o quarteto! Adoro a autora, mas essa série não é boa. Li três até agora, mas só gostei do segundo!

      Excluir
  3. Olá!
    Adoro os livros e a escrita da Julia Quinn. Ja tinha lido essa série em inglês e um livro é melhor que o outro.
    A Arqueiro arrasou com esse box maravilhoso!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Eu li esse livro recentemente e também gostei! Cheguei a dar risada em algumas partes. Adoro a escrita dessa autora.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carla.
    Também estou lendo o segundo livro e estou adorando. Eu gostei bastante desse clima mais calmo nesse livro, e é impossível não se apaixonar por mais essa família criada pela autora. Adorei a história.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla! Nossa, eu super concordo com vc! É simples, a gente sabe como termina, mas nos prende mesmo assim! Também já estou lendo o segundo e adorando!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá Carla, tudo bem??
    Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora... eu acho que tenho os três primeiro livros dos Bridgertons, mas não tenho certeza... adorei a premissa deste livro fiquei super curiosa com o casal de protagonistas, assim que der vou comprar para ler... Xero!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Carla, tudo bom?
    É indiscutível que a Julia Quiin sabe como criar um enredo que prende e cativa a gente, né? hahaha Ela tem um poder de ajudar com a ressaca literária também. Estou louca para ler esse livro.

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi! Descobri hoje que essa série é spin-off de Os Bridgertons e fiquei bem feliz agora em saber que não precisa ler uma para entender a outra.
    Deve ser bem engraçado acompanhar essas pessoas que não sabem tocar tendo que realizar concertos hahahah
    Também ouço falar muito bem da autora e espero conhecer a escrita dela em breve!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla. A Julia é maravilhosa e sou apaixonada por ela desde a série Os Bridgertons, então tenho certeza que ela está impecável nessa série, estou louca para ler! Beijo.
    Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, se tratando da Julia Quinn pode ter certeza que é sucesso na certa. Eu amo os livros dela e estou ansiosa para dar início a essa série.
    Beijos
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla tudo bem?
    Julia Quinn realmente é a rainha dos romances de época. Quando vi o lançamento dessa nova série pensei que preciso ler urgentemente embora não tenha finalizado os Bridgertons ainda. Romances de época, na minha opinião, é o melhor gênero literário, pois é leve, flui rapidamente e embora já saibamos como vai terminar, não perde o seu encanto.
    Adorei a resenha.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla,
    Sou fã da escrita da autora então com certeza vou querer ler essa série. Ótima resenha!!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não é meu estilo de leitura, mas gostei da sua resenha. Para quem gosta, com certeza encontra tudo que precisa na sua opinião, para convencer :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adoro romances de época, mas não li nada da Julia Quinn. Pretendo mudar isso em breve, pois tenho bastante curiosidade de conhecer sua escrita.
    Adorei a premissa desse primeiro livro, fiquei curiosa para saber como termina.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Carla,
    Eu li esse livro recentemente e me apaixonei.
    O Marcus e a Honoria são tão lindos e tem uma relação bem diferente da convencional para romances de época.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bem,
    Eu li a serie anterior da Julia, tava bem animada em relação a essa, mas umas amigas comentaram que essa é bem morna em relação aos bridgertons e isso me desanimou um pouco, mesmo assim ainda quero ler, mas por enquanto a aquisição dos livros fica pra depois.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla, tudo bem?
    A Julia Quinn é unanimidade em romance de época, né? Todo mundo ama!
    Quero muito ler alguma obra da autora, talvez comece com essa nova série, que é mais curtinha! <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Olá Carla, tudo bom? Eu vejo todo mundo falando super bem dessa série, mas confesso que não sou nenhum pouco fã de romances de época, já tentei me aventurar no gênero mas não consegui. Enfim, achei sua resenha ótima, mas por enquanto acho que não leria o livro haha

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/2017/03/resenha-o-jogo-elle-kennedy.html

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Essa série está sendo muito bem comentada nos blogs literários, então estou bem curiosa para ler os livros e ver o que me aguarda... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 5 KITS

    ResponderExcluir
  21. Oiii Carla tudo bem?
    Infelizmente eu não sou muito chegada em livros assim de romance de época, por isso irei pular a dica, mas fiquei feliz que tenha trazido ao blog a resenha e indicação para os leitores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Ahhh Julia Quinn diva! Os únicos romances de época que leio são os dela, não gostava e aprendi a amar. Já estou apaixonada pela ideia dessa série, juntando dinheiro para comprar logo o box. Sua resenha tá maravilhosa como sempre, detalhadinha, caprichadinha e cheia de opiniões que me convenceriam a ler se eu já não quisesse! Kkkk! Bjks!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    A capa deste livro é linda!
    Não li a outra série da Julia ainda mas irei fazer isso futuramente.
    Está está na minha lista, mas quero o box e ainda está muito caro!
    Gostei de saber que é uma boa leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Só li um livro da autora, mas amei a sua resenha e já sei que gostarei do livro.
    Sou apaixonada por romances de época e esse parece que não deixa a desejar.
    Quero muito o box dessa série.

    ResponderExcluir
  25. Fui no evento de autógrafos dela e tals, mas sinceramente ainda não me animo em ler romances de época =/

    ResponderExcluir
  26. Menina, eu nunca li nada da Julia, minha mãe adora, mas não sei porquê eu ainda não peguei nada pra ler...ainda mais porque eu gosto bastante de romances de época.
    Adorei a resenha...essa série está incrível, lindas edições.

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo